Militares serão destacados aos locais temporariamente por três meses, até que a prefeitura de Cruzeiro do Sul contrate guardas-civis para a função. Corporação também fez vistorias em oito balneários do município. Decisão foi tomada após jovem se afogar no balneário Igarapé Preto, um dos mais frequentados do município
Corpo de Bombeiros
Após a morte de José Francisco Santos de Melo, de 18 anos, que se afogou enquanto tentava salvar uma garota que também estava se afogando no balneário Igarapé Preto, em Cruzeiro do Sul, no último dia 6, o Corpo de Bombeiros anunciou que homens serão destacados para atuar como salva-vidas em balneários do município.
Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Os militares vão cumprir a função temporariamente por até três meses, prazo em que a prefeitura do município deverá contratar guardas-civis.
José Francisco Santos de Melo, de 18 anos, se afogou após tentar resgate no Igarapé Preto
Arquivo pessoal
Além disso, a corporação fez uma vistoria em oito balneários da região nesse domingo (12) para verificar medidas de prevenção a acidentes nos locais de banho e o cumprimento das normas de segurança.
“O Corpo de Bombeiros vai estar resguardando os banhistas nos dias de sábado, domingo e feriado, no período das 11h às 17h. Nesse período de, no máximo, três meses, a prefeitura de Cruzeiro do Sul está em trâmite de contratação de guardas-civis”, explicou o subcomandante tenente Rosenildo Pires.
Corpo de Bombeiros reforça presença em balneários após afogamentos em Cruzeiro do Sul
Morte por afogamento
Jovem de 18 anos morre afogado em balneário em Cruzeiro do Sul
Melo foi encontrado morto após se afogar durante um mergulho no balneário Igarapé Preto. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, ele desapareceu por volta das 16h, quando outras pessoas que estavam no local acionaram os bombeiros. Após cerca de duas horas de busca, o corpo de Melo foi encontrado pelos militares.
“Nesse interstício foi acionado a guarnição de mergulhadores do 4º Batalhão que estavam de folga, pra estar ali se deslocando com o apoio de uma embarcação e mais equipamentos de mergulho dar continuidade nessas buscas. Após a chegada desses mergulhadores com a embarcação, facilitou o trabalho da guarnição, foi possível percorrer uma maior área do local onde ele [Melo] havia se submergido e após meia hora de mergulhos seguindo o leito do rio, foi possível encontrar o corpo do jovem ali, 15 metros do local onde ele havia se submergido”, explicou o tenente Rosenildo Pires.
O tenente informou ainda que o trecho onde o afogamento aconteceu fica próximo a um local de grande profundidade, entre seis e sete metros, onde existem tubulações de concreto conhecidas como boeiras e com forte correnteza, o que pode representar um risco maior de acidentes. Os bombeiros não informaram se havia salva-vidas no balneário.
“Ele estava com familiares, se divertindo, no dia tradicional aqui de sol. Havia mais de duzentas pessoas ali no Igarapé Preto, se divertindo naquele momento. O que foi coletado ali através de populares que verificaram, que presenciaram o fato, é que já havia uma garota se afogando ali próximo à boeira, na próxima correnteza, e esse jovem veio a se aventurar ali na tentativa de resgatar essa jovem e infelizmente veio a se afogar”, acrescentou o tenente.
Colaborou a vídeorrepórter Carla Carvalho, da Rede Amazônica Acre.
Reveja os telejornais do Acre