Cresce número de pedidos de medidas protetivas em Alagoas; veja como e onde buscar ajuda


Dados da Polícia Civil mostram também crime mais recorrentes e bairros com maior número de atendimento à mulheres vítimas de violência. Dados apontam aumento na conscientização das mulheres quanto à necessidade de pedir ajuda aos órgãos de segurança
Reprodução/ RBS TV
A Polícia Civil de Alagoas, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), divulgou nesta terça-feira (28) um levantamento sobre crimes de violência doméstica registrados no estado em 2024. Os dados mostram que houve um aumento de 24% no número de medidas protetivas de urgência solicitadas em comparação a 2023.
Solicitação de medidas protetias
Somente em Maceió, o aumento foi de 13%, com 3.509 pedidos registrados em 2024. Para a delegada Ala Luiza, coordenadora da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), os dados apontam para um aumento na conscientização das mulheres quanto à necessidade de recorrer aos órgãos de segurança sempre que se sentirem ameaçadas.
“Esse crescimento reflete maior conscientização da sociedade sobre o combate à violência doméstica e maior confiança no trabalho das forças de segurança. A violência doméstica é uma realidade que não podemos ignorar. O aumento nos pedidos de medidas protetivas e nas prisões mostra que estamos intensificando nossas ações e que a sociedade está mais engajada. Seguiremos firmes no combate a esse crime, garantindo proteção e justiça para as mulheres de Alagoas”, destacou a delegada.
Delegada Ana Luiza diz que crescimento reflete maior conscientização da sociedade sobre o combate à violência doméstica
Ascom/ PC-AL
Agressores presos
Outro dado que evidencia a intensificação das ações policiais é o aumento de prisões de agressores de mulheres. Ao todo, 2.293 agressores foram detidos no estado em 2024, sendo 728 somente em Maceió, representando um aumento de 27% na capital.
Veja abaixo os crimes mais recorrentes e os bairros com maior número de ocorrências registradas por mulheres:
Ranking da violência contra a mulher
Onde buscar ajuda
Casa da Mulher Alagoana
A Casa da Mulher Alagoana (CMA) é um espaço humanizado que está em funcionamento desde 2021, com psicólogos e assistentes sociais disponíveis para atender mulheres de todo o estado. Desde a sua criação, a Casa já atendeu mais de cinco mil mulheres. Em 2024 foram realizados 1.511 atendimentos e 47 abrigamentos.
O espaço conta com atendimento psicossocial, Delegacia Especializada para boletim de ocorrência e pedido de medida protetiva, Juizados Especializados, Defensoria Pública para prestação jurídica, brinquedoteca, prioridade nos programas sociais da prefeitura, como aluguel social e casa própria.
Além disso, a Casa também serve como abrigo temporário para aquelas que estejam em situação de risco ou que não tenham para onde ir com seus filhos.
🚩Localização: Rua do Imperador, 119, Centro, Maceió.
☎️ Telefones: (82) 2126-9650/ (82) 99157-3023
Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher (DEAM1)
🚩Localização: Complexo de Delegacias Especialicadas (CODE) – Mangabeiras
☎️Telefone: (82) 3315-4976
Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher (DEAM2)
🚩Localização: Rua Antônio Souza Braga, 270, Salvador Lyra, Maceió.
☎️Telefone: (82) 3315-4327
Juizado da Violência Doméstica e Familiar
🚩Localização: Rua do Imperador, 119, Centro, Maceió.
☎️Telefone: (82) 99381-1397
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.