Trabalhadores em situação análoga a escravidão são resgatados de garimpo no interior do AM durante operação da PF


Operação Mineração Obscura 2 ocorreu em Maués, no interior do Amazonas entre sexta-feira (31) e domingo (2). Trabalhadores enfrentavam jornadas exaustivas sem acesso a direitos básicos. Os danos ambientais do garimpo já avaliados superam R$ 1 bilhão
Divulgação/Polícia Federal
Trabalhadores em situação análoga a escravidão foram resgatados e minas subterrâneas de garimpo ilegal foram destruídas durante a Operação Mineração Obscura 2, deflagrada pela Polícia Federal em Maués, no interior do Amazonas. A ação policial iniciou no dia 31 de janeiro e seguiu até este domingo (2).
O número de pessoas resgatadas não foi divulgado.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A operação ocorreu de forma integrada entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e foi deflagrada a partir de denúncias de exploração de mão-de-obra degradante e uso de cianeto na extração ilegal de ouro.
Durante as investigações, os agentes identificaram que os trabalhadores enfrentavam jornadas exaustivas sem acesso a direitos básicos e estavam expostos aos riscos decorrentes do uso de substâncias químicas tóxicas.
Os trabalhadores eram obrigados a realizar a exploração do ouro através da ‘modalidade poço’ – onde teriam que descer em buracos profundos para retirar o minério. O garimpo alvo desta operação é um dos mais antigos do Brasil, sendo esta a primeira vez que a Polícia Federal realiza a desintrusão de um garimpo subterrâneo
Conforme aponta a PF, danos ambientais já avaliados superam R$ 1 bilhão, considerando desmatamento, contaminação de lençóis freáticos e degradação de áreas de preservação.
Em abril de 2024, os órgãos federais realizaram uma outra operação de combate ao garimpo ilegal em Maués, onde mais de 70 garimpeiros foram encontrados em situação análogas à escravidão.
O g1 questionou a PF para saber se a operação ocorreu no mesmo local de Maués, e quantos foram os trabalhadores resgatados, mas até a atualização mais recente desta reportagem, não houve resposta.
VÍDEO: FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro, no Amazonas
Operação tenta desmontar área de garimpo ilegal em Maués, no sul do Amazonas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.