‘Amapá Verde’: Operação de prevenção e combate a queimadas na Amazônia é lançada no AP


Ação que inicia nesta quinta-feira (1º) integra a operação nacional, ‘Guardiões dos Biomas’. Mais de 700 Bombeiros devem atuar no Estado até dezembro. Ações percorrem 7 municípios do Estado
CBM/Divulgação
Nesta quinta-feira (1º) foi lançada em Macapá a ‘Operação Amapá Verde’ que busca combater as queimadas na Amazônia durante o período de estiagem. Uma série de ações serão realizadas até o mês de dezembro em 7 municípios do Estado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Mais de 700 militares do Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM) devem atuar nos municípios de Oiapoque, Calçoene, Amapá Tartarugalzinho, Porto Grande, Laranjal e Vitória do Jari. A Amapá Verde integra outra operação nacional “Guardiões dos Biomas”, realizada pelo governo Federal.
‘Guardiões do Bioma’: 2 garimpos ilegais são desarticulados e maquinários são destruídos no AP
O comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Alexandre Veríssimo, destacou que a operação vai ocorrer em 13 ciclos e neste ano conta com o uso inédito de sopradores costais nas missões.
“Nos dois primeiros ciclos da operação, o Corpo de Bombeiros vai realizar campanhas de prevenção, orientação sobre a legislação ambiental por meio de palestras, reuniões com autoridades locais, instruções, treinamentos e ações de combate a incêndios florestais, justamente para diminuir o máximo de ocorrências desta natureza durante a estiagem”, descreveu o comandante.
Monitoramento
De acordo com o planejamento, as equipes devem se dividir em rondas a pé e sobrevoos, além de monitoramento via satélite.
Outra característica da operação é o monitoramento remoto, que detecta focos de calor por meio dos sensores via satélite das plataformas: Painel do Fogo, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), pelo Banco de Dados de Queimadas, do Instituto Nacional de pesquisas Espaciais (BDQueimadas/INPE), e pela ferramenta Fire Information for Resource Management System, da agência americana Nasa.
Amapá Verde em 2023
Operação Amapá Verde em 2023
Rafael Aleixo/g1
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Nacionais (Inpe) apontam que, em 2023 houve um aumento de 159,73% de focos de incêndio no Amapá quando comparado a 2022, quando os registros saíram de 971 para 2.522.
LEIA TAMBÉM:
‘Amapá Verde’: inicia operação de prevenção e combate a queimadas na Amazônia durante estiagem
Operação Amapá Verde: 653 focos de queimadas já foram combatidos pelos Bombeiros
No AP, é registrado uma média de 8 focos de calor por dia; vegetações chegam a queimar por 6 horas
O Amapá Verde segue até o dia 11 de dezembro e também busca combater crimes ambientais. Essa é a 7ª edição da operação.
A operação tem a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Delegacia de Meio Ambiente do Amapá (Dema), do Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.