Energia renovável: Senai no AP em parceria com a Guiana Francesa promove central de biomassa


Curso é para qualificar estudantes franco-guianenses e brasileiros na operação de energia renovável, considerada uma alternativa aos combustíveis fósseis. Curso qualifica estudantes para atuação em energia renovável
Thiago Nunes/Rede Amazônica
O Senai Amapá realizou uma aula nesta segunda-feira (10), do curso de formação de operador de central de biomassa, em parceria com o Campus de Ofícios e Qualificações de Excelência, da Guiana Francesa. O curso visa formar profissionais para atuar com energias renováveis, especificamente com biomassa.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
A turma conta com 9 estudantes, sendo 5 franco-guianenses e 4 brasileiros. O curso é dividido em disciplinas essenciais para quem trabalha com biomassa, como operação e monitoramento de instalações de produção de energia.
Energia renovável é uma alternativa bio sustentável
Thiago Nunes/Rede Amazônica
Judith Merrissaint, franco-guianense que é aluna do curso, disse à Rede Amazônica que o intercâmbio promove uma oportunidade de aprender ainda mais sobre biomassa de forma prática, sendo uma experiência interessante e enriquecedora.
“O que despertou o meu interesse pelo curso foi poder descobrir novas coisas, que não tenho o hábito de ver. É muito interessante para os jovens, pois se trata da natureza e de tudo que está ao nosso redor”, contou a estudante
Judith integra intercâmbio sobre energia renovável
Thiago Nunes/Rede Amazônica
Os alunos também têm a oportunidade de aprender sobre a transição energética e a importância da energia renovável que é considerada uma alternativa aos combustíveis fósseis.
A aula é uma etapa do estudo, que é dividido em módulos. Inicia na parte teórica, ainda na Guiana Francesa, e parte para a parte prática no Amapá, nos laboratórios Senai de Macapá e Santana.
O que é a biomassa?
A biomassa é uma fonte de energia renovável que pode ser obtida a partir de matéria orgânica, como plantas e resíduos animais. Ela é considerada uma alternativa aos combustíveis fósseis e é uma área de atuação que vem crescendo na Guiana Francesa.
O operador dessa fonte é o responsável por operar e monitorar, as instalações com a biomassa, garantido o funcionamento adequado dos equipamentos, com a segurança e qualidade.
Energia renovável é uma alternativa bio sustentável
Thiago Nunes/Rede Amazônica
A Guiana possui cerca de 60% da eletricidade gerada a partir de fontes renováveis. O território estabeleceu a meta de atingir 100% de energia renovável até 2030.
Anglesson Lima, que é responsável de formações e projetos internacionais do Campus de Ofícios e Qualificações de Excelência, a formação de profissionais é fundamental para alcançar a meta.
“A formação de profissionais é essencial para que possamos alcançar nossos objetivos de transição energética. É um desafio, mas também é uma oportunidade para criar empregos e desenvolver a economia local”, explicou.
Intercâmbio sobre energia renovável promove conhecimento prático sobre biomassa
Thiago Nunes/Rede Amazônica
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.