Governo monitora situação vacinal de crianças no interior do Amapá


Equipes de vigilância em saúde vão atuar em Mazagão e Santana, para acompanhar a situação vacinal das crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. SVS vai realizar vacinação em Mazagão e Santana
Gea/divulgação
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, que são o público-alvo das estratégias de vacinação contra a poliomielite e o sarampo no estado, receberão o acompanhamento de agentes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) no Amapá.
As atividades de monitoramento das estratégias serão realizadas em Mazagão, no período de 12 a 19 de agosto, visitando as crianças em casa. Em Santana serão realizadas de 19 a 23 de agosto.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A mobilização atende às diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), Cássio Peterka, além de fazer uma busca ativa das crianças que ainda estão com as vacinas da pólio e do sarampo em atraso, a iniciativa vai viabilizar a elaboração de estratégias que ajudem os municípios a atingirem ou se aproximarem da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95% de cobertura vacinal.
“O monitoramento consiste nessa varredura junto aos municípios, que vão buscar de porta em porta as crianças com as vacinas em atraso e completar o esquema vacinal primário daquelas que, porventura, ainda não o fizeram”, explicou Peterka.
As ações de levantamento das crianças que precisam ser vacinadas serão realizadas nos 16 municípios do estado.
Os dados serão analisados pelo Ministério da Saúde, para que seja traçado um dado geral a respeito da adesão das vacinas no Amapá.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.