No Amapá, 24 novos conselheiros de cultura tomam posse e fundo do setor recebe R$ 5 milhões


Cerimônia foi realizada na Fortaleza de São José de Macapá. Órgão colegiado delibera, normatiza, orienta e fiscaliza as atividades culturais no estado. Posse dos Conselheiros de Cultura do Amapá
Jhon Martins/Secom GEA
Foram empossados nesta terça-feira (6) 24 novos membros do Conselho Estadual de Cultura do Amapá, que representam 12 diferentes seguimentos. A cerimônia de posse foi realizada na Fortaleza de São José de Macapá.
O conselho é dividido em: uma cadeira de conselheiro eleito e uma cadeira de conselheiro indicado pelo governo. Desde 2023, foi implementada a paridade nas representações, incluindo a cultura gospel com a ocupação de uma cadeira específica.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A mesa diretora é formada por Cirley Picanço (presidente) e Mapige Gemaque (vice-presidente).
O conselho é um órgão colegiado de deliberação, normatização, orientação e fiscalização das atividades culturais do estado do Amapá, e compõe a estrutura organizacional do Poder Executivo, sendo vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Posse dos Conselheiros de Cultura do Amapá
Max Renê/Secom GEA
Fundo Estadual de Cultura
Durante o evento, o governo anunciou ainda a destinação de mais R$ 5 milhões para efetivar o Fundo Estadual de Cultura, criado em 2017 e regulamentado este ano.
A Secult informou que simplificou as possibilidades de os fazedores de cultura acessarem recursos estaduais, o que possibilitou juridicamente o uso do Fundo.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.