‘Shape’ em dia: Luiz Maurício, finalista do lançamento de dardo em Paris, consome até 5 mil calorias por dia e tem frango com quiabo na dieta


Cláudia Dias, mãe do atleta, destaca disciplina do filho e espera por almoço especial no retorno dele para Juiz de Fora. Já o nutricionista, que acompanha ele desde 2013, explica a alimentação saudável, com muito arroz e feijão, e revela análise física dos adversários. Luiz Maurício é finalista no lançamento de dardo em Paris
Miriam Jeske/COB
Além dos 85,91 metros nas eliminatórias do lançamento de dardo, que quebrou o recorde sul-americano e garantiu a classificação para a final nas Olimpíadas de Paris, outras marcas do mineiro Luiz Maurício tem chamado atenção: do alto de seus 1,92 m e com 105 kg, o porte físico do juiz-forano o coloca entre os atletas mais fortes da delegação brasileira.
Ao g1, a mãe do atleta explicou que o ‘shape’ veio da disciplina alimentar do filho, que evita refrigerantes e alimentos engordativos, como hambúrguer e cachorro-quente.
“Agora ele mora no quartel, no Rio de Janeiro, mas sempre foi muito disciplinado. Come muito, umas seis escumadeiras de arroz. Alimenta normal, mas não gosta de doce e refrigerante. Adora uma lasanha e um frango com quiabo”.
Independentemente do resultado e da medalha que o filho pode conquistar nesta quinta-feira (8), Dona Cláudia já se prepara para fazer um almoço especial Luiz, no retorno dele para Juiz de Fora. “Ele vai comer o franguinho com quiabo da mamãe”.
Tamanho impressiona desde bebê
Ainda bebê, o tamanho de Luiz Maurício já chamava atenção, segundo a mãe do juiz-forano:
“Ele nasceu com 3,5 kg, de cesariana. Teve uma fase que ele era muito alérgico, levei no pediatra e ele falou que não era nada grave. Ele me disse que meu filho era o falso magro e que iria ficar muito alto. Os ossinhos dele eram muito grandes e chamavam a atenção”, relembrou Dona Cláudia.
Ajoelhada em frente à TV, mãe de brasileiro classificado para final olímpica se emociona ao ver estádio aplaudindo filho: ‘Presente de Deus’
Luiz Maurício trocou a bola pelo dardo e ouviu bronca da mãe: “O que dá dinheiro é futebol”
Amor pelo Flamengo, “não” ao futebol e fã do café da avó: quem é Luiz Maurício, finalista no lançamento do dardo
Mãe se emociona com vaga na final olímpica e aplausos de estádio a Luiz Maurício: “Melhor presente”
A rotina da empregada doméstica desempregada, que tem feito faxinas para sustentar a família, mudou nesta semana para que possa acompanhar o filho, ainda que pela TV.
“Não sei onde é Paris, nem para que lado que fica, mas tenho um orgulho muito grande em saber que meu filho tá lá. Não importa se virá medalha. Eu já tive que trabalhar como uma louca para sustenta-lo. Não esperava tudo isso com o meu filho, nunca imaginei que ele fosse a uma Olimpíada”, disse emocionada.
Dona Claudia com o filho Luiz Maurício, finalista no lançamento de dardo em Paris
Arquivo Pessoal
Muito arroz e feijão, indica nutricionista
Muito antes de se tornar um atleta olímpico, o então adolescente Luiz Maurício já fazia acompanhamento nutricional pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora, em parceria com o projeto de atletismo que participava.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região

“Acompanho o Luiz desde quando ele tinha 13 anos, no projeto de nutrição da faculdade. Observamos na época uma baixa ingestão de proteínas, e foi iniciado um plano alimentar para ele”, explica o nutricionista Dhiego Gustavo Ferreira Torga, que confirma a disciplina citada por Dona Cláudia.
Luiz Maurício ainda adolescente com o nutricionista Dhiego Torga
Arquivo Pessoal
“Ele, desde novo, tem a cabeça de atleta. Sempre foi muito disciplinado”, completou o profissional, que já deu auxílio na compra de suplementos e também na disponibilização de espaço físico para Luiz treinar durante a pandemia.
Nutricionista Dhiego Torga e o atleta Luiz Maurício, finalista olímpico no lançamento de dardo
Arquivo Pessoal
Segundo Torga, o aporte energético do finalista no dardo é entre 4 e 5 mil calorias, mais do que o dobro de uma pessoa normal:
“Ele come muito arroz e feijão. Precisa também comer ovos, frango e muitos vegetais, para ajudar na saúde intestinal. Tem a suplementação, mas, de forma geral, é seguir o básico da alimentação”.
Atleta Luiz Maurício, finalista olímpico no lançamento de dardo, durante avaliação física
Além da dieta, são dois treinos físicos por dia, de manhã e de tarde, e até mesmo análise do porte físico dos principais atletas da modalidade:
“Analisei os melhores atletas para do mundo para otimizar ao máximo a preparação. O Luiz está melhor do que os adversários e tem vários pontos favoráveis: primeiro, a dedicação. Ele nasceu para ser atleta. Segundo, a genética, que é perfeita, de um campeão. Terceiro, que ele treina muito bem e, ao longo dos anos, foi tendo o entendimento sobre nutrição”.
O nutricionista tem conversado diariamente com o atleta por videochamada (assista mais abaixo), inclusive recebendo imagens diretamente do restaurante da Vila Olímpica:
“Ele envia vídeo conferir, para ver direitinho, questão de higiene, questão de organização, qual o alimento a evitar. Mas não tinha nada de muito específico não. Ele tá gostando bastante, tá bem tranquila a alimentação lá”, finalizou.
Da Vila Olímpica, finalista no lançamento do dardo Luiz Maurício mantém contato com o nut
Como é dieta dos atletas olímpicos?
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
d

Adicionar aos favoritos o Link permanente.