Manacapuru é a cidade do AM com taxa mais elevada de estupros registrados em 2023, aponta Anuário da Segurança Pública


Cidade teve taxa de 64,8% casos de estupro durante o ano e a única do estado a estar entre as 50 cidades do país com maior índice, segundo o estudo. Município de Manacapuru no Amazonas
Adneison Severiano/G1 AM
O município de Manacapuru, no interior do Amazonas, é a cidade do estado com taxa mais elevada de estupros registrados em 2023. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, divulgado na manhã desta quinta-feira (18).
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O levantamento leva em consideração as 50 cidades com maiores taxas nos crimes no ano anterior e inclui somente os municípios com população igual ou superior a 100 mil habitantes.
De acordo com o anuário, a cidade de Manacapuru teve taxa de 64,8% casos de estupro durante o ano.
As taxas foram calculadas a partir da soma do número de vítimas de estupro e estupro de vulnerável informadas nas bases de dados compartilhadas pelos gestores de estatística dos estados e DF.
Os números levaram a cidade de Manacapuru a ser a única do Amazonas a estar entre as 50 cidades do país com maior índice, na 41ª posição no ranking, segundo o estudo.
LEIA MAIS:
Roubos de celulares caem 10% no Brasil, aponta Anuário de Segurança Pública
Manaus é a cidade com maior número de roubos e furtos de celulares em 2023; confira o ranking
O g1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) para saber quais medidas são tomadas pelo órgão para combater os crimes e aguarda resposta.
Casos
Um idoso de 69 anos foi preso suspeito de estuprar uma criança de 10 anos no município, no dia 18 de dezembro de 2023. Conforme a polícia, o suspeito ainda deu dinheiro para que a vítima não falasse sobre o abuso.
De acordo com a delegada titular da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Manacapuru, Mary Anne Trovão, o homem abordou a vítima quando estava indo para a escola e a levou para uma casa próxima, onde praticou o crime. Ele ainda deu dinheiro para que ela ficasse calada.
Homem de 55 anos agrediu pai e irmãos na cidade de Manacapuru.
Divulgação/PC-AM.
Em setembro, um homem de 23 anos foi preso em flagrante suspeito de estuprar a própria prima, de 14 anos, na cidade. Segundo a delegada, a equipe recebeu uma denúncia de um vizinho, informando que a adolescente havia sido vítima de estupro de vulnerável.
“Com essas informações, fomos até o local e encontramos a vítima. Em depoimento, ela relatou que estava almoçando na casa de sua tia, juntamente com sua mãe, momento em que o primo chegou bastante alterado e visivelmente bêbado”, relatou a delegada.
Ainda segundo a delegada, a adolescente contou que o homem chegou a agarrá-la por diversas vezes, passando as mãos em sua coxa e nádegas, e ainda puxou seu cabelo e tentou levantar a sua saia.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.