Farmácia descentralizada de medicamentos de alto custo é inaugurada na Zona Leste de Manaus


Unidade deve ficar responsável pela dispensação de medicamentos de alto custo na Policlínica Zeno Lanzini, bairro Tancredo Neves. Farmácia descentralizada de medicamentos de alto custo é inaugurada na Zona Leste de Manaus.
Divulgação/SES-AM
A 17ª farmácia descentralizada do Estado, que deve ficar responsável pela dispensação de medicamentos de alto custo na Policlínica Zeno Lanzini, bairro Tancredo Neves, Zona Leste, foi inaugurada nesta quinta-feira (18). A unidade integra o Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (Ceaf), da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o local conta com 200 tipos de medicamentos e vai atender mais de 500 pacientes, facilitando o acesso de quem mora naquela área da cidade.
“A descentralização da distribuição de medicamentos está contida no Programa Saúde Amazonas, de forma a ampliar a capacidade de atendimento do Estado, com a oferta dos serviços mais próxima do usuário”, destaca a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.
De acordo com Nayara Maksoud, além de atender os usuários da Zeno Lanzini, o serviço de distribuição de medicamentos, na nova unidade, vai alcançar também os pacientes da Policlínica Conte Telles, também na zona leste de Manaus.
Para ter acesso aos medicamentos de alto custo, o paciente precisa seguir alguns protocolos exigidos pelo MS, entre eles, estar munido do Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização (LME), receita, laudo e exames que comprovem a doença. Com esses documentos em mãos, realiza o cadastro em uma das farmácias descentralizadas da rede estadual de saúde, na capital e interior.
No ato do cadastro, é feita uma avaliação da documentação. Caso seja aprovado e comprovado que o paciente precisa daquela medicação, é disponibilizado o acesso ao fármaco, que ele pode receber mensalmente.
Policlínica Zeno Lanzine
A Unidade oferece atendimento especializado para os moradores da zona leste, com acesso a consultas com oftalmologista, endocrinologista, gastroenterologista, psiquiatra, mastologista, proctologista, dermatologista, cirurgião geral e vascular.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.