Produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus deve crescer 7,5% em 2025, estima Abraciclo


A estimativa foi divulgada nesta semana e surge em um cenário de recuperação econômica após os impactos causados à economia devido a seca severa que afetou o Amazonas em 2024. Setor de Duas Rodas
Divulgação/Abraciclo
O Polo Industrial de Manaus (PIM) deve produzir 1.880.000 motocicletas em 2025, o que representa um crescimento de 7,5% no comparativo com o ano passado. A estimativa foi divulgada pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), nesta semana.
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A previsão otimista surge em um cenário de recuperação econômica após os impactos causados à economia devido a seca severa que afetou o Amazonas em 2024. Embora o setor tenha encontrado dificuldades para o transporte de matéria-prima, o ano terminou com 1.748.317 unidades fabricadas.
Para 2025, o presidente da Abraciclo, Marcos Bento, avalia que o setor será impulsionado pela alta demanda por motocicletas no estado.
“Embora a conjuntura macroeconômica apresente incertezas, acreditamos que a demanda pela motocicleta poderá seguir em alta, principalmente devido aos seus atributos, como preço acessível, baixo custo de manutenção e agilidade nos deslocamentos”, avalia Marcos Bento, presidente da Abraciclo
Diante desse cenário, Bento enfatiza que o grande desafio das fabricantes é continuar atendendo à crescente demanda do mercado, oferecendo ao consumidor produtos com tecnologia e recursos que garantam a segurança, qualidade e respeito ao meio ambiente.
No varejo, a perspectiva é que sejam emplacadas 2.020.000 motocicletas, alta de 7,7% em relação a 2024. As exportações deverão somar 35.000 unidades, crescimento de 13%.
Resultados 2024
De acordo com dados da Abraciclo, a indústria fechou o ano de 2024 com um volume de 11,1% superior ao registrado em 2023 e representa o melhor desempenho para o segmento em 14 anos.
“Mesmo diante de um ano bastante desafiador, onde tivemos que contornar o problema da estiagem, o crescimento do setor superou os dois dígitos. Esse resultado foi graças a um bom planejamento da indústria que permitiu que as linhas de montagem mantivessem seu ritmo de produção”, completa o executivo.
No varejo, as vendas totalizaram 1.876.427 unidades, alta de 18,6% na comparação com o ano anterior. O volume foi o melhor resultado alcançado desde 2011.
Em relação às exportações, as associadas da Abraciclo embarcaram 30.986 motocicletas, retração de 5,9% em relação ao ano anterior.
Produção por categoria e tipo de combustível
Com 855.240 unidades fabricadas, a Street foi a categoria mais produzida. Esse volume corresponde a 48,9% do total de motocicletas que saíram das linhas de montagem do PIM. A Trail ficou em segundo lugar (19,7%), seguida pela Motoneta (15,3%).
Resultados em dezembro
No último mês de 2024, saíram das linhas de montagem 123.944 motocicletas, alta de 5% na comparação com o mesmo mês de 2023 e 15,1% menor em relação a novembro. Segundo a associação, esse foi o melhor resultado para o mês desde 2008.
Os emplacamentos totalizaram 151.948 unidades. O volume é 14,4% superior ao registrado no mesmo mês de 2023 e 3,3% maior em relação a novembro. Com 19 dias úteis, a média diária de vendas foi de 7.997 unidades.
Em dezembro, foram exportadas 2.518 motocicletas, crescimento de 135,5% em relação ao mesmo mês de 2023 e de 53,5% na comparação com novembro.
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