Após assumir transporte público de Macapá, CTMac prevê aplicativo com horários dos coletivos e GPS


Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), que também deve coordenar o Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), a capital possui 100 ônibus em circulação. Mudança na administração já está valendo
Jorge Júnior/Rede Amazônica
A partir de uma decisão judicial publicada no dia 26 de julho, a Prefeitura de Macapá por meio da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), assumiu o Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) e o gerenciamento do transporte público na capital. A mudança ocorre após 23 anos de administração por parte do setor privado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Entre os benefícios apontados pela CTMac, o novo gerenciamento deve ter acompanhamento dos veículos via GPS, aplicativo com horário de saída dos coletivos, facilidade em recarregar cartão e vale-transporte.
De acordo com a CTMac, atualmente há em média 100 ônibus circulando na capital. Ainda segundo a companhia, com a mudança na administração a promessa é aumentar o quantitativo de ônibus circulando na cidade e qualidade desses veículos.
“A principal característica desta mudança é a transparência que a partir de agora vai existir. A população vai poder acompanhar onde o ônibus está, se vai atrasar […] Os munícipes vão ter a possibilidade acompanhar todas as rotas e também comprar seu ‘bilhete’ de forma mais rápida e prática’, afirmou Patrícia de Almeida, diretora-presidente da CTMac.
A secretária relembrou também a crise vivida no transporte em 2023, ela avalia como um salto positivo o aumento da frota para 100 coletivos.
“Nós conseguimos resgatar a população que andava de ônibus e estava desacreditada do sistema. Mas já tivemos a fase que chegamos a um colapso em Macapá, quando tínhamos de 25 a 30 ônibus circulando”, relembrou a diretora-presidente.
LEIA TAMBÉM:
Com média de 40 ônibus nas ruas, Macapá anuncia edital de chamamento para serviço de transporte público
Prefeitura de Macapá assume controle das operações de ônibus de duas empresas
Justiça suspende licitação para o transporte público de Macapá após encontrar irregularidades
Empresas interessadas em licitação de ônibus já atuam em Macapá e não atendem requisitos do edital
Parada de ônibus em Macapá
Jorge Júnior/Rede Amazônica
Ela informou ainda que durante este período novas rotas foram adicionadas e outras foram recuperadas. A expectativa da companhia é aumentar o número de veículos ainda no mês de agosto.
Além disso, um novo cadastramento das pessoas que utilizam os coletivos deve ser realizado com objetivo da CTMac traçar um planejamento para a troca dos cartões de transporte. A data para o processo ainda não foi divulgada.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.