Amapá inicia ‘Operação Shamar’ que combate a violência contra a mulher


Ação tem o objetivo de combater, prevenir e reprimir à violência doméstica e familiar contra a mulher em todo o estado. Policias realizando visitas e orientando mulheres sobre a violência doméstica e feminicídio
Polícia Civil/Arquivo
Em alusão a campanha do Agosto Lilás, mês dedicado ao combate à violência contra as mulheres, foi lançado nesta quinta-feira (1º), a ‘Operação Shamar’ no Amapá que tem o objetivo de realizar ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas ao enfrentamento da violência doméstica e feminicídio em todo o estado.
Esse é o segundo ano que a Secretaria de Segurança Pública do Amapá adere à operação nacional, implementada em todos os municípios do estado para combater a violência doméstica e feminicídio.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A operação faz alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha, a campanha segue sendo realizada até 29 de agosto, com ações integradas em conjunto com a Polícia Civil,Polícia Militar, a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público, Secretaria de Políticas para as Mulheres e demais órgãos de proteção.
A operação faz parte de uma campanha nacional, liderada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. No Amapá, as ações são coordenadas pela Polícia Civil, em conjunto com a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher.
Diversas ações explicativas e educativas serão realizadas, para evidenciar a importância de chamar a atenção das pessoas sobre a violência doméstica e o feminicídio.
O Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) realizará oficinas, visitando vítimas que estão em medidas protetivas para entender a situação em que ela se encontra, além de pôr em prática políticas públicas que combatam a violência doméstica.
Em balanço registrado pela Polícia Civil, durante o primeiro ano da ‘Operação Shamar’ no Amapá, foram registradas 27 prisões e 400 boletins.
Denuncie
Em caso de violência doméstica ou esteja vivenciando um ambiente violento, a vítima pode discar o 190, acionando a polícia.
Veja também
Operação ‘Shamar’ registra 27 prisões e mais de 400 boletins de casos de violência doméstica no AP
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.