Escolas suspendem aulas após casos de sarna humana em alunos e servidores em Poço Fundo, MG


Casos foram confirmados na Escola Municipal Doutor Lélio de Almeida, mas todas as outras instituições de ensino suspenderam as aulas. O transporte público também foi suspenso. Escola suspende aulas após casos de sarna humana em estudantes em Poço Fundo, MG
As escolas públicas e particulares de Poço Fundo (MG) suspenderam as aulas pelos próximos três dias após a confirmação de sarna humana entre estudantes e servidores da cidade. Segundo a Secretaria de Saúde, os casos de escabiose foram confirmados em 11 pessoas, sendo nove estudantes e dois servidores. Todos são da Escola Municipal Doutor Lélio de Almeida.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
As aulas foram suspensas em nove escolas e uma creche nesta quarta-feira (10). A desinfecção do prédio será feita a partir desta quinta-feira (11). O transporte escolar também foi suspenso como forma de prevenção.
As crianças contaminadas têm entre 6 e 11 anos, segundo a prefeitura. Além disso, há oito casos suspeitos em investigação.
Sarna humana
Alex Ferreira/G1
De acordo com uma nota encaminhada para os pais e responsáveis dos alunos, as crianças que apresentarem feridas na pele ou coceira estão sendo encaminhadas para as famílias e só poderão retornar à escola após apresentarem um atestado médico confirmando que estão livres da doença.
Além disso, a direção da escola pediu a ajuda dos pais para levarem as crianças imediatamente ao médico em caso de algum sintoma de sarna humana. As aulas ficarão suspensas até sexta-feira (12).
A decisão foi tomada depois de uma reunião entre representantes da escola, das Secretarias de Educação e de Saúde, da Vigilância Sanitária e Regional de Saúde de Alfenas.
O que é a escabiose?
Juliana Massuda, dermatologista do Hospital São Luiz Campinas, explica que a sarna humana é uma parasitose da pele causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei que tem como principal sintoma a coceira, especialmente no período da noite.
“[A escabiose] Costuma dar lesões avermelhadas, pequenas, em áreas especialmente quentes do corpo, então especialmente na região das mamas, na região da barriga, na região das costas e na região dos glúteos ou do bumbum”, detalha a especialista.
De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão ocorre pelo contato direto com pessoas acometidas ou pelo ambiente contaminado, como roupas de infectados. Além disso, ela se espalha mais facilmente em lugares úmidos e com baixa ventilação.
💊 Segundo a médica, a sarna humana não pode ser prevenida, apenas tratada. “Não existe nenhuma maneira que a gente evite a infecção usando remédio, usando algum tipo de vacina. Apenas o tratamento das pessoas que estão contaminadas previne a transmissão”.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.