Inpi concede registro de indicação geográfica para pedra ‘São Tomé’; entenda


Pedras de quartzitos de São Tomé das Letras estão espalhados por diversos cantos da cidade e são atrativos turísticos. Pedras de São Tomé recebem concessão do Registro de Indicação Geográfica do Inpi
O Instituto Nacional da Propriedade Intelectual concedeu o registro de indicação geográfica para as pedras de quartzito produzidas em São Tomé das Letras (MG). O reconhecimento é destinado para as pedras extraídas na cidade sul-mineira.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Igreja em São Tomé foi construída com pedras de quartzito
Lara Silva/g1
Os quartzitos de São Tomé estão espalhados por diversos cantos da cidade. É pavimento de ruas, estrutura arquitetônica, ornamento e encanto para os turistas.
“É um ambiente aconchegante, bom e tem toda essa história, então chama muita atenção. Então a gente, pelo menos uma vez no ano, tem que vim”, disse Vanessa dos Santos, esteticista.
De pedra São Tomé foi construída a Paróquia Nossa Senhora do Rosário. A construção só terminou no século XX, época em que a extração já tirava das serras o que seria o principal motor econômico da cidade.
Inpi concede registro de indicação geográfica para pedras extraídas em São Tomé das Letras; entenda
Reprodução/EPTV
Hoje o produto é vendido em larga escala. A expectativa é que ele seja valorizado e potencialize a economia local, do estado e até do país.
“Uma grande conquista para as mineradoras aqui do alto da serra, porque a gente tem quartzito em outros locais, mas, sem dúvida nenhuma, a pureza do quartzito da Serra de São Tomé é inigualável”, disse Carla Alfonsina, historiadora.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.