Patrimônio Natural da Humanidade: Lençóis Maranhenses ocupam três cidades e possui águas cristalinas


Confira um raio x de um dos lugares mais belos do planeta. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
TV Mirante
Declarado Patrimônio Natural da Humanidade na última sexta-feira (26), o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos lugares mais belos e incríveis da terra. Em 2007, inclusive, esteve na lista das maiores maravilhas naturais do mundo.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 MA no WhatsApp
Na época, os Lençóis estiveram entre 20 atrativos naturais selecionados em todo mundo por meio de um concurso promovido pela Fundação 7 Wonders, da Suíça.
Nessa reportagem você confere um raio-x com tudo sobre os Lençóis Maranhenses:
Belezas Naturais
Localização e território
Três cidades
Curiosidades
Quando ir
Patrimônio Natural da Humanidade
Os critérios de escolha
1. Belezas naturais
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o terceiro parque mais conhecido do Brasil, de acordo com a pesquisa “Parques do Brasil – Percepções da População”, realizada pelo Instituto Semeia.
O piloto de Fórmula 1 Max Verstappen esteve em solo maranhense para visitar o paraíso
Reprodução/TV Mirante
Até pouco tempo era considerado um lugar ‘escondido’, mas cada vez mais tem sido visitado pelos turistas pela belezas exuberantes que passam pelas areias brilhantes, lagoas de águas cristalinas, além de outras atrações.
Veja também: Diplo, Jade Picon, Max Verstappen… os famosos que já visitaram os Lençóis Maranhenses
Obs: Não é possível entrar no parque com carro particular, quadriciclos ou motos. Todos os passeios devem ser realizados apenas com as empresas credenciadas.
2. Localização e território
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
TV Mirante
Criado em 12 de junho de 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui 155 mil hectares, e está localizado na região Nordeste do Maranhão, a cerca de 250 km de São Luís. Os aeroportos com voos comerciais mais próximos são os localizados em São Luís/MA e Parnaíba/PI.
O local tem a confluência entre Cerrado, Caatinga e Amazônia, tendo como principal característica as grandes e extensas dunas. Entre elas, se formam lagoas de águas cristalinas que surgem dos lençóis freáticos formados pela água das chuvas.
A área é de conservação ambiental federal e, por isso, toda a região é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). É a entidade responsável pela fiscalização e por cuidar das agências e operadores de turismo credenciados junto ao parque.
3. Três cidades
Municípios que abrigam os Lençois Maranhenses
g1
Toda a extensão dos lençóis abrange três municípios: Santo Amaro, Barreirinhas e Paulino Neves. Cada cidade tem sua característica e forma de explorar a região.
Santo Amaro
Em relação a São Luís, Santo Amaro é o município que está mais próximo. Além disso, é onde a área urbana fica mais próxima dos próprios lençóis, sendo possível chegar a pé em algumas dunas. No entanto, ainda carece de mais hoteis e estrutura para receber os turistas.
Os principais passeios passam pela visitação das lagoas Andorinha, Gaivota e as do circuito Betânia. Também existem passeios em que os turistas podem acampar nos lençóis, tendo assim a oportunidade de amanhecer ao lado de uma das lagoas.
Lagoa no Circuito Betânia, nos Lençóis Maranhenses
Celso Tavares/G1
É possível chegar a cidade por via terrestre, a partir de viagens feitas em ônibus ou vans particulares, com saídas diárias de São Luís. A viagem dura cerca de 3h20, pelas BRs 402 e 135.
Obs: Para quem chega por Santo Amaro, é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 10 para ter acesso ao parque. A taxação é feita pela Prefeitura do município ocorre mesmo após uma decisão da Justiça que entendia que a cobrança era inconstitucional.
Barreirinhas
Barreirinhas é a cidade que mais recebeu investimentos para receber os turistas, com o maior número de hoteis e tipos de passeios. No entanto, está mais distante dos lençóis, sendo necessário pegar um transporte com as agências de turismo, que levam os turistas em veículos 4 x 4 até as lagoas.
Além da ida até as lagoas, Barreirinhas oferece diversão com passeio de lancha voadeira percorrendo o rio Preguiças até a Praia de Caburé, descida de boia em um riacho no Povoado Cardosa, além de sobrevoo com avião pelos lençóis.
Rio Preguiças em Barreirinhas
Divulgação/Governo do Maranhão
É possível chegar a Barreirinhas por via terrestre, partindo da capital. As viagens podem ser feitas por ônibus intermunicipais que saem da Rodoviária de São Luís ou transferes particulares. A viagem, em média, dura 4h.
Paulino Neves
Outra acesso é pela cidade de Paulino Neves. O trecho faz parte da Rota das Emoções, roteiro turístico que tem início no Ceará, cruza o litoral do Piauí e termina no Maranhão.
Nessa rota é possível visitar três unidades de conservação federais, são eles Parque Nacional de Jericoacoara, Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Atins
Atins oferece uma variedade de passeios para além dos Lençóis Maranhenses
Hugo Albuquerque
Partindo de Barreirinhas e Santo Amaro, também é possível visitar Atins, que não é um município, mas uma vila de pescadores localizada bem próxima as dunas, com opções de restaurantes, bares e até mesmo resorts de luxo. Por conta da beleza rústica que tem atraído turistas e até celebridades, o local tem sido considerado como a nova “Jericoacoara”.
4. Curiosidades
1 – Por que Lençóis Maranhenses?
Depois de saber que o lençol freático está a apenas 3 metros de profundidade, você poderia achar que o nome do parque se origina por conta disso. Mas não. O nome tem origem mesmo na aparência das dunas, que vistas do alto, parecem lençóis amassados.
2 – A cidade de São Paulo cabe dentro do Parque
O Parque dos Lençóis Maranhenses mais de 155.000 hectares, ou seja, 1.550 quilômetros quadrados. Para explorar toda essa região, é preciso dedicar de 7 a 10 dias de viagem. Dá para colocar dentro a cidade de São Paulo, que tem 1.521 km².
3 – São mais de 30 mil lagoas no Parque
Lençóis Maranhenses podem abrigar até 30 mil lagoas
Divulgação/Governo do Maranhão
Na época das cheias, o parque chega a ficar com mais de 36 mil lagoas em toda a sua extensão.
4 – É possível visitar o Parque à noite?
É possível passar a madrugada toda no parque. A temperatura cai um pouco mas não chega a ficar desagradável. Se você pegar a lua certa, o lugar fica iluminado e o céu vira um tapete de estrelas por não ter quase cidade nenhuma por perto. Vale a pena o passeio!
5 – Os lençóis já abrigaram uma das ‘joias do infinito’
O filme “Vingadores – Guerra Infinita” foi gravado nos Lençóis Maranhenses para reproduzir o planeta Vormir
Reprodução
Parte das cenas do filme ‘Vingadores – Guerra Infinita’ aconteceu no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses em junho de 2017. A produção contou com a participação de cerca de 40 pessoas, entre profissionais da Disney e da Brazil Production Services (BPS).
Confira também: Lençóis Maranhenses já foram cenário de filme da Marvel e novelas memoráveis; VEJA LISTA
Segundo o produtor executivo da BPS, Thiago da Costa, a região foi escolhida pela Disney pelo seu visual único no mundo, que se encaixava com certas cenas da história que demandavam uma paisagem especial e fora do comum. O cenário foi utilizado para criar a atmosfera do planeta Vormir, que abrigava a joia da alma, uma das joias do infinito.
5. Quando ir
O litoral do Maranhão, por conta da sua localização, possui duas estações do ano. A chuvosa que vai de fevereiro até maio; e a seca, de junho a janeiro. Após o período chuvoso, os Lençóis Maranhenses apresentam suas características mais bonitas, devido o volume de água das lagoas de água cristalinas.
Parque dos Lençóis Maranhenses é o segundo mais bonitos do mundo
🌟 DICA: O melhor período para visitar o parque, é de maio a setembro, porque há mais lagoas cheias. Entretanto, mesmo nas demais datas é possível conhecer os Lençóis Maranhenses em nas lagoas ‘perenes’, que são aquelas que não secam completamente mesmo na baixa temporada.
Veja, abaixo, o cronograma do nível das águas nas lagoas nos Lençóis Maranhenses:
➡️ MAIO A AGOSTO: nível alto das águas
➡️ SETEMBRO E OUTUBRO: nível médio das águas
➡️ NOVEMBRO A JANEIRO: nível baixo das águas
6. Patrimônio Natural da Humanidade
Momento em que os Lençóis Maranhenses são declarados Patrimônio Natural da Humanidade
A declaração dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade foi feita pela organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em cerimônia realizada nesta sexta-feira (26) em Nova Déli, na Índia.
O selo foi dado porque o Parque cumpriu todos os requisitos ao título, que valoriza a importância ambiental dos lugares e a necessidade da sua preservação.
Em agosto de 2023, avaliadores da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) estiveram no Maranhão para fazer uma avaliação técnica do parque. A empresa foi contratada pela Unesco para fazer o estudo da candidatura da área.
Junto com representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio) e do Governo do Estado, eles estiveram visitaram locais estratégicos e povoados nos municípios de Santo Amaro do Maranhão e Barreirinhas, uma das portas de entrada do parque. Durante a visita, foram analisados os seguintes aspectos:
Beleza natural e aspectos geomorfológicos do sítio;
Integridade do sítio: avaliação dos limites e a proteção da área;
Situação do plano de manejo do parque: analisa a situação dos moradores nativos da região, as ações de cooperações realizadas pelos poderes municipal, estadual e federal na conservação da área;
Atuação dos prestadores de serviços turísticos dentro dos Lençóis Maranhenses.
7. Critérios para escolha
Circuito Betânia, nos Lençóis Maranhenses
Celso Tavares/G1
Entre dez itens exigidos para que um lugar seja eleito Patrimônio Mundial, há um pré-requisito básico, conforme o site da Unesco: “Os locais precisam ter um valor universal excepcional”. O local também precisa representar certo tipo de arquitetura ou tecnologia, uma tradição cultural ou uma cultura perdida.
Os candidatos na categoria de fenômenos naturais são, então, examinados pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Por sua vez, um lugar inscrito devido a suas belezas naturais deve ser uma área de excepcional beleza e importância estética.
Lençóis Maranhenses; FOTOS
Lençóis Maranhenses: turismo de lagoas paradisíacas entre dunas a perder de vista
Lençóis Maranhenses: Santo Amaro é ‘lado B’ do parque, com clima de interior e acessos fáceis às lagoas
A documentação da candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está pronta desde 2018 no Ministério das Relações Exteriores, mas o processo foi paralisado durante a gestão do antigo governo federal.
No Brasil, o título já foi dado ao Pantanal (MT/MS), Amazônia Central (AM), Costa do Descobrimento (BA/ES), complexo Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas), Parque Nacional do Iguaçu (PR), Vale do Ribeira (PR/SP) e complexo Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas (GO).
FOTOS: A beleza única do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Adicionar aos favoritos o Link permanente.