Dia do Católico: saiba a origem do feriado que também celebra São Sebastião no Acre


‘Nos ajuda a refletir sobre se somos realmente católicos’, conta fiel. Data foi criada após criação do Dia do Evangélico. Dia 20 de janeiro é celebrado o Dia do Católico no Acre.
Asscom Paróquia Santa Rita de Cássia
Com uma população de aproximadamente 381 católicos, segundo o último dado divulgado pelo IBGE sobre o tema, o Acre celebra, nesta segunda-feira (20), o dia dedicado aos seguidores da religião. A data é ainda dedicada a São Sebastião, padroeiro da cidade de Xapuri, no interior do estado.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O Dia do Católico foi criado em 2016 pela Lei n° 3.137 após ser aprovada pela Assembleia Legislativa do Acre e sancionada pelo ex-governador Tião Viana (PT). O projeto é de autoria do deputado Manoel Moraes (PP) e foi inspirado pelo Dia do Evangélico, feriado criado no estado em 2010 por uma lei elaborada pelo ex-deputado Helder Paiva.
Para Maria Aparecida da Silva Santiago, de 62 anos, a data ajuda a examinar o significado de ser católico.
“É importante para nós católicos porque também nos ajuda a refletir sobre se somos realmente católicos e também nos ajuda a refletir do porquê somos, a quem servirmos e a quem acreditamos, ou seja, em Deus e se realmente seguimos os ensinamentos de Cristo”, explicou.
Leia mais:
Acre sanciona lei que estabelece Dia do Católico como feriado estadual
Veja o que abre e o que fecha no feriado do Dia do Católico no Acre
Já a dona de casa Francisca Ricardo de Lima conta que mesmo tenho sido criada celebrando tradições católicas, como Natal e Páscoa, levou um tempo para realmente seguir a doutrina.
“Às vezes as pessoas perguntavam, que religião é sua? Eu dizia católica. Aí depois eu percebi que eu não era católica. Eu era tipo um turista, né? Ia só alguma vez na igreja participar das missas. Agora não. Graças a deus, a gente participando assiduamente das nossas pastorais, dos encontros com os irmãos. Eu vejo que realmente sou uma verdadeira católica, porque estamos todos domingos na missa, participando da pastoral familiar”, explicou.
Pároco no Acre há quase 50 anos, Mássimo Lombardi ressalta que a história da colonização do Acre se confunde com a trajetória da Igreja Católica no estado.
“As primeiras escolas, colégios, foram organizadas pela igreja. Também na área da saúde (…) o Hospital Santa Juliana, a Casa de Acolhida Sousa Araújo e depois as casas de misericórdia. As irmãs sempre começaram a organizar, a coordenar e a trabalhar. Então, seja na parte da saúde, seja na parte da educação, seja na dimensão social, aí a Igreja Católica realmente ajudou demais no desenvolvimento do nosso estado”, enfatizou.
São Sebastião é o padroeiro de Xapuri
Luiz Melo
São Sebastião
Em 20 de janeiro se comemora também o Dia de São Sebastião, segundo a lenda, um soldado romano que foi perseguido e morto por ser cristão. O santo se tornou um dos mais populares do Brasil e virou padroeiro de diversas cidades brasileiras incluindo Xapuri.
Apesar da falta de registros históricos, relatos de moradores antigos da cidade apontam que a primeira procissão em homenagem ao santo na cidade ocorreu antes mesmo da anexação do Acre ao Brasil, em janeiro de 1902. Quando Xapuri ainda de chamava Vila Mariscal Sucre e estava sob controle boliviano.
A tradição foi se repetindo ao longo das décadas . Em 1912, a estátua do santo foi instalada na orla do Rio Acre e desde então a cada ano milhares de fieis de reúnem na cidade para o Novenário de São Sebastião e a procissão em homenagem a ele.
“Foi um homem muito rico que abandonou e doou suas riquezas para seguir a Deus. Ele nos ensina a não nos apegarmos as coisas mundanas porque são passageiras, mas sim, seguir ele, e acreditar que tudo dará certo”, finalizou Maria Aparecida
*Estagiária sob supervisão de Yuri Marcel.
Colaborou Jardel Angelim, da Rede Amazônica Acre.
Entenda o feriado do Dia do Católico no Acre
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.