Procissão de São Sebastião reuniu ao menos 12 mil pessoas em Xapuri, diz PM


Organização estima três mil pessoas durante o evento em Rio Branco. Dia de São Sebastião é celebrado em 20 de janeiro. Católicos celebram Dia de São Sebastião em tradicional procissão em Xapuri
Ao menos 12 mil pessoas participaram da procissão de São Sebastião em Xapuri, interior do Acre, segundo a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do município. Em Rio Branco a organização estima que três mil fiéis participaram da caminhada.
Os eventos ocorreram nessa segunda-feira (20), data dedicada ao santo que é padroeiro de cinco cidades acreanas, incluindo a capital.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
“O tema da festa de São Sebastião de 2025 de Xapuri […] é São Sebastião interceder a Deus pelos os peregrinos que caminham na esperança e o lema é alegres na esperança, essa citação está nas carta de Romanos 12:12. […]Que fala em ser peregrinos da esperança, a festa de São Sebastião de Xapuri está ligada diretamente no tema do ano jubilar em ser peregrinos da esperança”, explicou. diácono o Fernando Fernandes, um dos organizadores do evento.
A prefeitura de Xapuri avalia ainda que ao menos 20 mil pessoas participaram do Novenário de São Sebastião durante todos os dias do evento, que começou no dia 11 de janeiro.
Procissão de São Sebastião reuniu fiéis em Xapuri
Rafaela Rodrigues/CBN Amazônia Rio Branco
Tradição xapuriense
Apesar de compartilhar o padroeiro com outras cidades, Xapuri possui a festa mais tradicional dedicada ao santo no estado. Em 2025, o evento completa 123 anos.
Há falta de registros históricos, entretanto, relatos de moradores antigos da cidade apontam que a primeira procissão em homenagem ao santo na cidade ocorreu antes mesmo da anexação do Acre ao Brasil, em janeiro de 1902. Quando Xapuri ainda de chamava Vila Mariscal Sucre e estava sob controle boliviano.
Em 1912, a estátua do santo foi instalada na orla do Rio Acre e desde então a cada ano milhares de fieis de reúnem na cidade para o Novenário de São Sebastião e a procissão em homenagem a ele.
Procissão de São Sebastião reuniu ao menos três mil pessoas em Rio Branco
Lucas Thadeu/ Rede Amazônica Acre
Capital contabiliza sete mil no Novenário
Já em Rio Branco, a participação do público variou de cinco mil a sete mil pessoas durante os nove dias de festa, segundo o ministro da palavra da Paróquia São Sebastião, Fábio Fabrício.
“A nossa perspectiva de público variou em três mil pessoas durante a procissão. Ao longo de toda a festa, certamente nós mobilizamos para mais de cinco mil pessoas, porque também teve a grande festa social. Então, podemos dizer que temos pelo menos, participando de toda a festa, não só do dia da procissão, umas 5 a 7 mil pessoas diretamente envolvidas”, enfatizou.
Mártir da Igreja Católica
Sebastião nasceu na cidade de Narbona, no sul da França, no século III d.C. Os pais eram de Milão na Itália. Na vida adulta ele se juntou ao exército romano, mas após sua conversão ao cristianismo acabou sendo perseguido e morto.
O santo se tornou um dos mais populares do Brasil e virou padroeiro de diversas cidades brasileiras incluindo Xapuri, Epitaciolândia, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima e Rio Branco.
*Estagiária sob supervisão de Yuri Marcel.
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.