Mulheres assumem chefia de organizações da FAB em Manaus simultaneamente pela primeira vez na história


As tenentes-coronéis Susan Kelly Prado Andrade e Carla Alessandra Cardozo Pizete assumem, respectivamente, a chefia do Grupamento de Apoio de Manaus (GAP-MN) e a prefeitura da Aeronáutica na capital amazonense. Tenente-Coronel Susan Kelly Prado Andrade
Lucas Macedo/g1 Amazonas
As tenentes-coronéis intendentes Susan Kelly Prado Andrade e Carla Alessandra Cardozo Pizete assumiram, nesta sexta-feira (24), a chefia de organizações da Força Aérea Brasileira (FAB) em Manaus. Esta é a primeira vez na história que duas mulheres ocupam os cargos simultaneamente na capital amazonense.
Andrade irá comandar a Chefia do Grupamento de Apoio de Manaus (GAP-MN) da Força Aérea Brasileira, enquanto Pizete assume o comando da prefeitura da Aeronáutica de Manaus.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A solenidade de posse ocorreu na Base Aérea de Manaus, na Zona Sul da cidade, com a presença de militares e familiares das novas comandantes.
“O fato de a gente ter aqui em Manaus duas mulheres assumindo os comandos é uma fato marcante para a força aérea, demonstrando essa igualdade que existe na força”, ressaltou o major-brigadeiro intendente Marcelo Brasil de Carvalho de Fonseca, que presidiu o evento.
A nova chefe do GAP-MN destacou que é muito gratificante ser pioneira no estado, principalmente pelo fato de estar na Amazônia – região que classificou como a “principal joia do País”. Ela também destacou que os espaços militares estão cada vez mais ocupados por mulheres.
“Acredito que esse é o reflexo da nossa sociedade, onde cada vez mais mulheres estão assumindo funções, assim como a força aérea, que foi a primeira a abrir a academia para entrada de mulheres. Espero fazer da melhor forma em nome de todas as mulheres que estão se identificando”, relatou Andrade.
Tenente-coronel Carla Alessandra Cardozo Pizete assumiu a prefeitura da Aeronáutica em Manaus.
Lucas Macedo/g1 Amazonas
Já a segunda mulher a assumir a prefeitura da Aeronáutica de Manaus, Pizete destacou que é uma grande honra assumir o cargo. Ela agradeceu pela confiança que a aeronáutica depositou à ela e se disse pronta para representar a força feminina.
“Sinto-me muito feliz, vamos dar o melhor para representar as mulheres de maneira geral, porque somos determinadas e corremos atrás”, disse.
Mulheres podem se alistar ao Serviço Militar em 2025; confira como se inscrever
Amazonas é o 4º estado com mais inscrições no alistamento militar feminino; saiba como fazer
Sobre o GAP-MN
O Grupamento é uma organização militar responsável pela parte administrativa e financeira da Base Aérea de Manaus (BAMN). Também é a entita responsável pelo departamento de pessoal e setor de subsistência
As duas novas comandantes de seções da Força Aérea no Amazonas
Lucas Macedo/g1 Amazonas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.