Na reta final de campanha contra gripe, Belém tem o desafio de imunizar quase 300 mil pessoas para alcançar meta

Desde setembro de 2024, quando a campanha iniciou, até o momento, Belém vacinou apenas 43% da população, mas a meta é imunizar 90%. Saiba onde se vacinar. Faltando uma semana para o encerramento da campanha de vacinação contra a gripe, Belém está longe de alcançar a meta de imunização esperada pelo Ministério da Saúde. Até este sábado (25), apenas apenas 43,17% da população tomou a vacina, o que representa 215.954 pessoas imunizadas. No entanto, a meta do Ministério da Saúde é atingir 90% da população, o que corresponde a 508 mil pessoas. Entre as crianças de seis meses a menores de cinco anos, a cobertura está em 39,21%, enquanto que entre os idosos, a cobertura alcançou 36,24%.
A ação nos shoppings tem sido uma das alternativas para facilitar o acesso da população à vacina. Neste sábado (25), cerca de 10 mil doses foram disponibilizadas nos seis shoppings para garantir a vacinação de todos. Com locais de fácil acesso e grande fluxo de pessoas, a estratégia tem sido muito bem recebida pela população.
“Estamos levando a vacina para onde as pessoas estão. Queremos que cada vez mais belenenses se protejam contra a gripe e ajudem a aumentar a cobertura vacinal na nossa cidade”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Rômulo Nina.
Apesar da movimentação tranquila, a Sesma organizou o atendimento à população para garantir a fluidez e a agilidade no processo. Equipes foram designadas para realizar a triagem e direcionar os grupos para a vacinação.
A dona Irlanda Araújo, exemplo de vitalidade aos 89 anos, chegou cedo ao shopping e garantiu sua dose de proteção. “Eu participo de todas as campanhas. Aproveitei que vim fazer um exame e já me vacinei”, disse a idosa, celebrando a iniciativa de proporcionar a vacina mais perto da população.
Campanha de vacinação contra gripe encerra na próxima sexta-feira
A Sesma vai intensificar a vacinação npara que mais pessoas sejam imunizadas antes do fim da campanha, que encerra na próxima sexta-feira (31).
“Estaremos intensificando ainda mais a vacinação nos postos de saúde durante toda a semana, chamando a população para se vacinar contra a gripe. O objetivo é aumentar ainda mais nossa cobertura vacinal e proteger o maior número possível de pessoas”, concluiu Nina.
Vale reforçar que as pessoas que tomaram a vacina na campanha anterior, que se estendeu até fevereiro de 2024, precisam atualizar a vacinação.
A campanha contra a gripe segue durante toda a próxima semana, em unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e em outros pontos estratégicos da cidade, como a UNAMA e a Fibra.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.