Secretaria do interior do AC é alvo de operação da PF que investiga suposto desvio de recursos públicos


Operação “Hipertermia” foi deflagrada na manhã desta terça-feira (28), em Capixaba. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. PF cumpre três mandados de busca e apreensão no interior do Acre
Asscom/PF-AC
Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em uma secretaria municipal de Capixaba, no interior do Acre, na manhã desta terça-feira (28) durante a Operação “Hipertermia”, da Polícia Federal (PF-AC). Segundo o órgão, o objetivo é de desarticular um suposto esquema criminoso montado para a apropriação ilícita de recursos públicos.
O g1 entrou em contato com o prefeito da cidade, Manoel Maia (União), e não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Todos os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Ainda de acordo com a PF, é investigado ainda o suposto cometimento dos crimes de falsidade ideológica, corrupção passiva e fraude em licitação ou contrato público.
“Os envolvidos adulteravam o real valor de serviços prestados e faturavam notas fiscais em valores superiores ao que realmente devido, visando repassar um percentual depois para determinados agentes públicos”, diz a Polícia Federal.
LEIA TAMBÉM:
Operação contra corrupção em licitações é deflagrada em cidade isolada do Acre
Operação cumpre mandados contra supostas fraudes em licitações no governo do AC
PF cumpre dez mandados de busca em segunda fase de operação contra compra de votos e fake news no Acre
As investigações tiveram início em novembro de 2024 e revelaram um suposto esquema de desvio de recursos públicos envolvendo servidores, empresa de prestação de serviços de manutenção e instalação de ares-condicionados e “laranjas”.
Os investigados poderão responder judicialmente pelos crimes de falsidade ideológica, corrupção passiva e fraude em licitação ou contrato, entre outros delitos, cujas penas somadas podem passar de 25 anos de prisão.
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.