Agentes flagram transporte de 140 kg de caranguejo-ucá retirado de reserva ambiental durante defeso no Pará


No período do defeso a coleta de caranguejos é proibida para garantir a reprodução da espécie. Multas chegam a R$ 11 mil, após flagrante. Equipe de fiscalização apreende caraguejo-ucá retirado de reserva extrativista no Pará.
Reprodução / ICMBio
Agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e policiais da Delegacia de Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) flagraram o transporte ilegal de 140 kg de caranguejo-uçá no Pará.
O flagrante foi na madrugada deste sábado (1º). em um trecho da rodovia PA-127. Os animais foram retirados da Reserva Extrativista Maracanã, unidade de conservação de uso sustentável monitorada pelo órgão ambiental.
De acordo com o ICMBio, os caranguejos foram apreendidos e devolvidos às áreas de manguezais da reserva.
Agentes devolvem animais à natureza, após flagrante de transporte ilegal durante período do defeso no Pará.
Reprodução / ICMBio
Os infratores, que atuam em outras localidades do nordeste paraense, foram autuados, somando mais de R$ 11 mil em multa.
Durante o período do defeso, estabelecido anualmente por meio de portaria, fica proibido a captura, o transporte e o consumo do caranguejo a fim de resguardar o ciclo de andada reprodutiva.
Respeitar o período de defeso é essencial para garantir a manutenção da espécie, de grande importância ecológica, cultural e alimentar para milhares de famílias, informou o ICMBio.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.