Ladrões furtam motos estacionadas em São Luís; saiba como evitar


Segundo a polícia, crimes assim são ‘recorrentes’. Veja dicas para evitar ser roubado. Homem rouba moto estacionada na Ponta d’Areia, em São Luís
A Polícia Civil afirmou que está observando a atuação de um possível grupo de ladrões de motos que aproveitam um descuido do proprietário para conseguir levar os veículos estacionados, em São Luís.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Ainda não há números oficiais especificamente sobre o roubo de motos nas últimas semanas, porém, alguns casos foram registrados por câmeras de segurança. Em um deles, no dia 25 de janeiro, no bairro Ponta d’Areia, um criminoso se aproxima de uma moto, consegue ligar o veículo sem chave, e vai embora.
Segundo o delegado que responde pela Delegacia de Roubos e Furtos em São Luís, Carlos Alberto, os furtos e roubos de motos são crimes recorrentes, mas algumas atitudes podem ajudar a prevenir esse tipo de delito.
“A primeira dica é não facilitar a vida do criminoso: evite estacionar em locais com pouca movimentação ou iluminação, preferir sempre ambientes seguros e, se possível, com câmeras de vigilância”, afirmou.
Moto sendo roubada na Ponta d’Areia, em São Luís
Reprodução/Redes sociais
Segundo os especialistas, outra recomendação importante é investir em dispositivos de segurança adicionais, como travas de disco, correntes, alarmes e rastreadores. Esses equipamentos desestimulam a ação dos criminosos, que geralmente optam por alvos mais vulneráveis. Além disso, é fundamental jamais deixar documentos da moto no veículo, pois isso pode complicar ainda mais a situação em caso de furto.
No caso registrado na Ponta d’Areia, tudo indica se tratar de um caso de furto por ‘ligação direta’, quando o ladrão usa uma falha no sistema de segurança da moto para ligar o veículo sem chave. Porém, existem formas de dificultar o crime.
“Algumas soluções incluem o uso de travas específicas que impedem o giro do guidão ou a instalação de sistemas que desligam o motor em caso de tentativa de violação”, explica Carlos Alberto.
Outras dicas
Guia Prático #109: especialista dá dicas para evitar roubo de motos
Evitar lugares ermos, de pouca visibilidade para estacionar a moto;
Se puder, colocar sempre em um estacionamento
Fazer seguro do veículo;
Ao perceber o desgaste no miolo do contato da moto, fazer a troca do próprio miolo ou da chave
Evitar fazer sempre o mesmo trajeto, pois os criminosos, muitas vezes, observam horários e padrões de deslocamento. Alterar essas rotinas e estar atento ao ambiente ao seu redor pode ser um fator preventivo
Usar cadeados e travas em rodas e correntes.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.