[Em prod] Concessionária assume obras no trecho da BR-381 conhecido como ‘rodovia da morte’ em Minas


Extensão tem cerca 300 km entre Belo Horizonte e Governador Valadares. A cerimônia para a apresentação do plano de ação para os 100 dias inciais foi nesta quinta-feira (6), em Belo Oriente. Concessionária Rodovia Nova 381 assumiu a gestão do trecho entre BH e Governador Valadares
Cristiane Rodrigues/g1
Uma cerimônia, na tarde desta quinta-feira (6), marcou a entrega do trecho da BR-381- conhecido como ‘rodovia da morte’ – para a concessionária Nova 381 que irá fazer as obras de duplicação entre Belo Horizonte e Governador Valadares.
O evento foi à margem da rodovia, em Belo Oriente, uma das cidades onde está prevista a instalação de um dos cinco pontos de pedágio. O trecho contemplado tem uma extensão de aproximadamente 300 quilômetros.
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Os ministros Renan Filho (Transportes) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), o governador Romeu Zema (NOVO), representantes da Concessionária Rodovia Nova 381 responsável pelo contrato assinado em agosto de 2024, e os diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) participaram do lançamento da etapa inicial das obras previstas no contrato.
Plano de Ação 100 dias
A recuperação asfáltica, reparos em pontes e viadutos, limpeza das pistas e serviços de sinalização estão entre as intervenções previstas para os 100 primeiros dias de atuação da concesssionária como gestora do trecho da BR-381.
Ao todo, quase R$ 10 bilhões vão ser investidos na rodovia. Desse total, R$ 5,5 bilhões vão ser destinados para investimentos ao longo dos 30 anos de contrato e outros R$ 3,7 bilhões estão previstos para custos operacionais.
Nova 381 fará intervenções em pontos críticos do trecho da BR-381
Cristiane Rodrigues/g1
O trecho abrange 13 cidades, com tráfego médio de 24,7 mil veículos por dia, e passa pelo Vale do Aço – um dos mais importantes pólos industrial e siderúrgico do pais. A gestão da concessionária prevê, entre outras medidas, as seguintes intervenções:
106,44 km de duplicação de novos trechos
27,83 km de obras remanescentes
cerca de 83 km de faixas adicionais
9,7 km de vias marginais
20 passarelas
166 pontos de ônibus
uma rampa de escape
15 passagens de fauna
De acordo com o presidente da Nova 381, Marcelo Boaventura, paralelamente às intervenções de melhorias, outros trechos foram priorizados para reparos.
“Nós elencamos em torno de 28 pontos críticos da rodovia, para que a gente pudesse dar o tratamento o mais breve possível, no sentido de viabilizar a melhoria dessa infraestrutura para a sociedade, para os usuários da rodovia, melhorando a condição de fluidez e as condições de segurança. Vai ser um trabalho ao longo dos próximos 10 meses”, disse Boaventura.
Já a duplicação do trecho, entre Belo Horizonte e Caeté, será realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Segundo o ministro Renan Filho, as obras já foram licitadas. Foram destinados R$ 1 bilhão para os trabalhos na rodovia e outros R$ 300 milhões para a desapropriação de moradores na região metropolitana da capital.
Pedágio
A cobrança de pedágio dos usuários da rodovia está prevista para ser iniciada em fevereiro de 2026, 12 meses após o início da concessão. Mas segundo o ministro, isso vai depender da condições da via.
“Só começa a cobrança do pedágio quando a concessionária atingir o patamar mínimo de qualidade estabelecido pela ANTT. Eles têm muitas obras a fazer, a qualidade da rodovia vai melhorar e, aí sim, quando atingir esse patamar, vai poder cobrar. Pode ser em fevereiro, pode ser um pouco depois disso, mas o importante é que só pode haver a cobrança quando a rodovia estiver no patamar de qualidade e aceitável pelo contrato”, disse.
Cinco praças vão ser instaladas no trajeto entre a capital mineira e o Vale do Rio Doce nas cidades de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.
Os valores ainda serão calculados. A tarifa base por praça de pedágio, prevista no edital, varia entre R$ 10,75 e R$ 13,75.
Demanda antiga
O plano de duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, já passou por diversas gestões federais sem ser concretizado.
Em 2013, um edital de licitação para a realização das obras foi publicado pelo Dnit, dividindo o trecho em 11 lotes. Quatro deles ficaram sob responsabilidade do Dnit, e três foram concluídos.
Em 2021, um novo edital foi publicado, para a concessão da BR-381 entre Minas Gerais e Espírito Santo, mas o leilão foi adiado diversas vezes.

“Uma obra extremamente importante e que já deveria ter sido feita há 20, 30 anos atrás. É uma região que sempre sofreu muito devido a essa dificuldade no transporte rodoviário. Diversos investidores já falaram “não, no Vale do Aço, Governador Valadares, Teófilo Otoni, eu não posso colocar a empresa porque eu vou enfrentar seríssimos problemas logísticos. E essa duplicação, finalmente, resolve esse problema”, destacou Zema.
Mão de obra e fiscalização
O acompanhamento dos trabalhos da concessionária será feito pela ANTT para garantir o cumprimento dos acordos estabelecidos no contrato.
O senador Carlos Viana (Podemos) também participou da solenidade de início das obras na rodovia e destacou o papel do congresso na garantia da manutenção dos recursos destinados aos trabalhos.
“No senado a minha principal função agora é ser parte do orçamento da união, porque é lá que a gente decide para onde vai o dinheiro. Recursos para a gente poder fazer as rodovias andar e as concessões. Conseguimos a da 381[…] conseguimos o dinheiro para o metrô, conseguimos o dinheiro da 367 no Jequitinhonha – que é outra rodovia muito importante. Então, agora é a gente não baixar a guarda, achar que está tudo resolvido. Pelo contrário, é agora que começa mesmo o nosso trabalho de cobrança do governo para manter o cronograma”, disse Viana.
De acordo com o Renan Filho, a utilização da mão de obra local em toda área de abrangência da obra é uma recomendação do governo.
“Que contrate gente capacitada, mas priorize a mão de obra da localidade porque certamente aqui no Vale do Aço tem engenheiro que quer trabalhar, tem profissionais da construção civil que querem trabalhar, tem operadores de máquina… Então vamos priorizar contratação local para dar o sentimento de pertencimento à obra”, disse Filho.
‘Rodovia da morte’
Toda a extensão da BR-381 tem 1.181 mil quilômetros e liga São Mateus, no Espírito Santo, à cidade de São Paulo, passando por Minas Gerais. Mas foi o trecho entre BH e Governador Valadares que recebeu o apelido de ‘rodovia da morte’.
Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre janeiro e julho de 2024, foram registrados 347 acidentes no local, com 33 mortes.
Já entre janeiro de 2021 e outubro de 2023, aproximadamente 7 mil acidentes foram registrados na rodovia.
Cerimônia que marca o início das obras na BR-381 acontece em Belo Oriente
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais

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