PRF flagra transporte irregular de granito em Teófilo Otoni, meses após grave acidente na BR-116

Fiscalização encontrou blocos de granito soltos, pneus em más condições e motorista sem curso especializado; ação reforça medidas de segurança após tragédia que chocou o país em 2024. PRF flagra transporte irregular de granito em Teófilo Otoni, meses após grave acidente
A Polícia Rodoviária Federal flagrou, na noite desta quarta-feira (5), uma carreta transportando blocos de granito de forma irregular em Teófilo Otoni, durante a Operação Desacelera. A ação ocorreu pouco mais de um mês após o grave acidente na BR-116, que deixou 39 mortos em dezembro de 2024, também envolvendo o transporte de granito na região.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Durante a fiscalização, os agentes abordaram uma carreta que transportava três blocos de granito. A inspeção revelou diversas irregularidades, incluindo:
Condutor sem curso especializado para transporte de carga indivisível;
Blocos sem calçamento adequado;
Falta de amarração dos blocos;
Pneus em más condições de rodagem.
A PRF constatou que dois dos blocos estavam soltos, mantendo-se estáveis apenas pelo próprio peso. Diante do risco iminente de acidente, os agentes lavraram autos de infração e encaminharam a carga para um pátio, onde será regularizada.
O flagrante ocorreu em um contexto sensível para a região. Em 21 de dezembro de 2024, um acidente na BR-116, em Teófilo Otoni, envolvendo um ônibus, uma carreta e um carro de passeio, resultou em 39 mortos. A principal hipótese para o acidente foi o desprendimento de um bloco de granito da carreta, que atingiu o ônibus e causou um incêndio de grandes proporções.
O motorista da carreta envolvida no acidente de dezembro estava com a carteira de habilitação cassada há dois anos e foi considerado foragido pela polícia. Ele só se entregou dias depois do ocorrido.
Operação Desacelera
A Operação Desacelera, da PRF, tem como objetivo intensificar a fiscalização em trechos críticos das rodovias federais, especialmente em locais com histórico de acidentes graves. A ação busca coibir práticas irregulares, como o transporte inadequado de cargas pesadas, que podem colocar em risco a vida de motoristas e passageiros.
A BR-116, onde ocorreu o acidente de dezembro, é considerada a rodovia mais letal do Brasil, com mais de 740 mortes registradas em 2023. Trechos da via, como o de Teófilo Otoni, são conhecidos pelo transporte de granito, atividade que exige cuidados especiais devido ao peso e à instabilidade da carga.
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.