Setor de serviços impulsiona Juiz de Fora ao melhor saldo de empregos desde 2021


Dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) no fim de janeiro. Município teve um aumento de quase 25% em relação a 2023. Carteira de trabalho
Geraldo Bubniak/AEN
Juiz de Fora registrou o melhor saldo de geração de empregos desde 2021, com 4.775 novos postos de trabalho, segundo o Ministério do Trabalho.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
No total, no ano passado, foram registrados:
73.849 de contratações;
69.074 de demissões.
Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) no fim de janeiro.
De acordo com os números, o município teve um aumento de quase 25% em relação a 2023, quando foram registrados 3.830 empregos.

Empregos por setor
Conforme o painel de informações, o setor de serviços teve o melhor desempenho em 2024 no município, com saldo total de 2.247 de empregos. Foram:
38.063 de contratações;
35.816 de demissões.
O subsetor com maior destaque foi aquele que compreende os cargos de:
Administração pública, defesa e seguridade social;
Saúde humana e serviços sociais;
Educação.
Já o setor de agropecuária teve o menor saldo de contratações durante o último ano, com um saldo negativo de 36 postos de trabalho.
Economista analisa cenário
De acordo com o economista Guilherme Ventura, entre os diversos setores da economia, o destaque foi a evolução dos saldos no setor da construção.
“Em 2023, houve um decréscimo de 257 no saldo de empregos neste setor, e em 2024, houve evolução do saldo de 1.224 empregos”, explicou.
Na análise do especialista, o setor de serviços continuou sendo o maior gerador de postos formais de trabalho, com um saldo de 2.247 novos empregos líquidos.
“No entanto, esse crescimento foi menor do que o ocorrido em 2023, com a geração líquida de 2.881 empregos no setor de serviços”, ponderou.
Apesar do crescimento de Juiz de Fora ter sido superior à média de Minas Gerais, o economista apontou que o desempenho da cidade foi inferior à média nacional.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.