Dois trabalhadores são eletrocutados ao operar rede elétrica no Amapá


Caso aconteceu na manhã desta terça-feira (11), na BR-210, na Zona Norte de Macapá. Um dos homens apresenta ferimentos graves. Homem sofreu descarga elétrica ao manejar fios de alta tensão
Divulgação
Dois trabalhadores receberam uma descarga elétrica no momento em que operavam fios de alta tensão em uma rede elétrica ao lado de um residencial, na BR-210, na Zona Norte de Macapá na manhã desta terça-feira (11).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Um dos homens, de 43 anos sofreu uma queda após tomar o choque mas apresentou um quadro de saúde estável, além de dores na lombar, na região torácica e braço direito.
Já o outro homem, com a idade não divulgada, teve ferimentos severos mas se manteve consciente. Ele sofreu uma descarga grave na região dos membros inferiores o choque acabou ‘perfurando’ a vítima, segundo os Bombeiros.
A situação chamou a atenção dos moradores que fizeram registros e de imediato acionaram o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os dois homens seguem sob observações médicas.
“Ao chegar no local a equipe realizou o isolamento da área e aguardou a chegada da concessionária de energia elétrica, a qual após confirmar o desligamento total da rede nos deu respaldo para nos aproximarmos da vítima e assim atuarmos fazendo a estabilização e a retirada da vítima do local do acidente”, disse capitão do CBM Cassio Chagas.
Recomendações de segurança
Este é o segundo caso de trabalhador eletrocutado registrado em apenas 2 meses do ano de 2025. Em janeiro, um homem morreu após ser atingido por uma descarga elétrica ao trabalhar em um telhado próximo à rede de alta tensão em Santana.
O capitão alertou ainda que em casos como estes não é recomendável se aproximar da vítima, visto que a ação pode provocar outro acidente.
“O CBM orienta que nessas situações nenhum popular se aproxime da vítima na tentativa de ajudar, pois assim o popular pode vir a se tornar uma segunda vítima, nessas situações nos resta apenas aguardar que a concessionária de energia elétrica faça o desligamento da rede, em caso de qualquer emergência, ligue 193”, finalizou.
Jonata Fonseca, técnico em segurança no trabalho, disse ao g1 que a maioria desses incidentes acontecem devido ao não uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
“Na maioria das vezes, o acidente ocorre pela falta de uso de EPIs, principalmente EPIs que correspondem à atividade. Os trabalhadores autônomos normalmente não possuem equipamentos de segurança. Eles acham qualquer tipo de luva, qualquer tipo de bota ou capacete, que pode se adequar àquela atividade, sem o Certificado de Aprovação, colocando em risco a sua segurança e a sua integridade perante àquela atividade”, disse.
O técnico disse ainda que outro fator que pode provocar acidentes é o comportamental. Quando o trabalhador recusa o equipamento de segurança devido a vários motivos. Ele contou que o equipamento adequado para cada execução no trabalho salva a vida do operador.
“As vezes o trabalhador vai tirar o óculos ‘rapidinho’, mas é naquele momento que acontece o acidente […] Não pode ser qualquer tipo de material, principalmente quem trabalha com eletricidade […] Tem botas que são totalmente de borracha, para evitar os acidentes devido ao arco voltaico (fenômeno físico que ocorre quando há uma descarga elétrica entre dois pontos)”, finalizou o técnico.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.