Em Belém, Lula volta a criticar Trump por falta de ‘compromisso’ com mudanças climáticas: ‘Acho que ele nem vai vir aqui’


Presidente discursou em evento de divulgação de investimentos para realização da COP 30 na capital paraense. Lula lembrou que Trump retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris. O presidente Lula durante discurso em Belém (PA); petista voltou a criticar medidas de Trump sobre meio ambiente
Reprodução/CanalGov
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (14) que acha que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não vai comparecer à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30) em Belém (PA) marcada para novembro deste ano.
O petista deu a declaração na capital paraense durante discurso em um evento para divulgar investimentos para a COP 30.
Além de lamentar a provável ausência de Trump o petista criticou o que chamou de “falta de compromisso” do governo dos Estados Unidos com as questões climáticas. E lembrou a retirada do país norte-americano do Acordo de Paris.
“O presidente dos Estados Unidos já não assinou o protocolo de Kyoto, agora saiu do Acordo de Paris e acho que nem vai vir aqui [em Belém], porque eles não querem o compromisso. Quem quer compromisso somos nós, que acreditamos na ciência, que acreditamos que o mundo está em uma situação difícil.”, afirmou Lula.
Lula afirmou que “quem tem juízo no mundo” sabe que é preciso combater as mudanças climáticas. O presidente declarou que o Brasil faz a sua parte, como o compromisso de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030.
“Ninguém pediu para nós. Nem o presidente dos EUA, nem o presidente da Alemanha, nem da França. Nós decidimos porque nós queremos mostrar para eles: nós não somos ricos como vocês, mas temos mais responsabilidade do que vocês e queremos cuidar do nosso povo com o planeta limpo”, afirmou.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.