Vídeo mostra dentista fazendo procedimento invasivo em cintura de mulher no Acre; CRO e CRM se manifestam


Vídeo do ex-prefeito de Senador Guiomard fazendo o procedimento em uma cadeira de dentista viralizou. André Maia disse que estava ‘sob supervisão’. Conselho Regional de Odontologia acompanha o caso e o CRM informou que procedimentos estéticos invasivos são de execução exclusiva dos médicos. Vídeo mostra dentista fazendo procedimento em abdômen de mulher no Acre
Um vídeo do dentista André Maia, dono da clínica de atendimento médico e odontológico do Acre (Camoa), viralizou nas redes sociais nessa quinta-feira (13).
Nas imagens, que segundo o odontólogo foram feitas em junho de 2024, ele aparece fazendo um procedimento invasivo, que ele não teria autorização para fazer, na região da cintura de uma paciente que aparece deitada em uma cadeira de dentista e sem roupa adequada para intervenções desse tipo. A mulher não não foi identificada.(Veja vídeo acima)
Em seu perfil nas redes sociais, ele se apresenta como especialista em implantes dentários, harmonização orofacial, com mais de 20 anos de experiência e mais de 20 mil pacientes no Acre. O dentista também é ex-prefeito de Senador Guiomard, no interior do estado, eleito em 2016, e perdeu os direitos políticos por oito anos, em 2024.
‘Vingança’
Ao g1, André Maia disse que estava apenas auxiliando outra profissional a fazer um procedimento conhecido como aplicação de enzimas ou lipo enzimática.
“Eu tenho mais de 24 anos de formado, é claro que eu não vou mexer na barriga de ninguém. Eu estava ajudando uma colega que era biomédica fazendo enzimas com cânula. Não posso fazer isso, mas eu estava sob supervisão da biomédica e se virar um processo ela vai depor e a paciente vai depor”, disse.
Ele acusa uma ex funcionária da clínica como sendo a responsável pela divulgação do vídeo.
Eu não posso provar, mas foi uma funcionária que peguei roubando da clínica e despedi em novembro, dezembro. Chamei ela para conversar, fizemos um acerto, não denunciei ela para a polícia, o que foi meu erro, Foi uma vingança de uma ex-funcionária, não tenho dúvidas”, afirmou
O odontólogo disse que foi ao CRO para prestar esclarecimentos nesta sexta-feira (14) e está tranquilo quanto ao caso.
“Se tiver uma audiência, se for denunciado pelo Ministério Público, for para justiça, vou levar tanto a biomédica [que seria a responsável pela operação] quanto a paciente. Eu ia estar mais preocupado se tivesse feito algo errado e tivesse dado problema. Agora a paciente se sentiu exposta, constrangida”, alegou.
A gravação foi feita na clínica Camoa, na Rua Hugo Caneiro, bairro Bosque, em Rio Branco, a logomarca do local aparece em alguns momentos do vídeo.
O g1 também entrou em contato com a clínica que não quis se manifestar no momento. “Não tratamos sobre esses assuntos, mas já passamos seu recado e logo o setor responsável irá entrar em contato”.
O Conselho Regional de Odontologia do Acre destacou em nota que “acompanha o caso com atenção e que está adotando todas as medidas legais cabíveis”. O CRO disse ainda que não compactua com possíveis atos irregulares. (Confira a nota completa abaixo)
O Conselho Regional de Medicina do Acre reforçou que a Lei do Ato Médico determina que procedimentos estéticos invasivos são de execução exclusiva dos médicos, garantindo a segurança dos pacientes. Ainda alertou que “tais procedimentos devem ser realizados em ambiente adequado”. (Veja a nota completa abaixo)
De acordo com a resolução 230 do Conselho Federal de Odontologia de 14 de agosto de 2020, diz que “fica vedado ao cirurgião-dentista a realização de procedimentos em áreas anatômicas diversas de cabeça e pescoço”.
Ainda há a informação de que “as instituições, associações ou entidades inscritas e registradas nos Conselhos de Odontologia, que ministrarem cursos sobre procedimentos vedados, não reconhecidos ou não relacionados a Odontologia, poderão ter sua inscrição e o registro cancelados administrativamente”.
CRO soltou nota sobre dentista que fez procedimento em vídeo no Acre
Reprodução

Prisão e direitos políticos suspensos
Em 2018, André Maia, então prefeito de Senador Guiomard, foi preso durante a Operação Sarcófago, da Polícia Federal, suspeito de desviar verbas públicas e fraudar licitações com superfaturamento de cerca de R$ 5 milhões.
Segundo a PF, Maia pagava um “mensalinho” no valor de R$ 3 mil para seis vereadores da base aliada dele. Ele foi reempossado no ano seguinte, em 2019, após 9 meses afastado.
Em 2024, o ex-prefeito foi condenado por improbidade administrativa e teve os direitos políticos suspensos por oito anos.
NOTA CRO-AC
“O Conselho Regional de Odontologia do Acre vem a público se manifestar sobre denúncias veiculadas na imprensa local quanto a suposta prática de procedimentos indevidos por parte de um odontólgo do estado.
O CRO/AC destaca que acompanha o caso com atenção e que está adotando todas as medidas legais cabíveis.
Vale ressaltar que este conselho, por definição, preza pelo devido exercício da profissão e não compactua com possíveis atos irregulares.
Jairo Dockhorn, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Acre”
NOTA CRM-AC
“O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) reforça que a Lei do Ato Médico determina que procedimentos estéticos invasivos são de execução exclusiva dos médicos, garantindo a segurança dos pacientes.
O CRM-AC alerta que tais procedimentos devem ser realizados em ambiente adequado, com normas sanitárias rigorosas e estrutura para suporte à vida, visando minimizar riscos e assegurar a qualidade da assistência.
Diante da denúncia, o CRM-AC adotará todas as medidas necessárias para buscar a responsabilização criminal pelo exercício ilegal da medicina, bem como ingressará com Ação Civil Pública junto à Justiça Federal para impedir que tais práticas voltem a ocorrer, protegendo a saúde da população.”
Vídeo mostra dentista fazendo procedimento em abdômen de mulher no Acre
Reprodução
VÍDEOS: g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.