Farmácia Popular: veja onde conseguir remédios de graça no Amazonas


No Amazonas, 76 farmácias estão credenciadas para oferecer medicamentos do SUS sem custo para a população. Farmácia Popular
Reprodução/RBS TV
O Ministério da Saúde anunciou a expansão da distribuição gratuita de medicamentos e produtos pelo programa Farmácia Popular. No Amazonas, 76 farmácias estão credenciadas para oferecer medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) sem custo para a população. Confira os locais para retirar os remédios de graça no estado.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Antes dessa ampliação, 39 produtos já estavam disponíveis gratuitamente. Entre os medicamentos, têm opções para asma, diabetes, hipertensão, anticoncepção, osteoporose, colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma, rinite, além de produtos de higiene, como absorventes menstruais.
Para conferir a lista completa de medicamentos disponíveis pelo programa Farmácia Popular, basta clicar aqui.
Agora, dois novos produtos passaram a ser distribuídos de forma gratuita:
Dapagliflozina: medicamento utilizado no tratamento de diabetes em casos associados a doenças cardiovasculares.
Fraldas geriátricas: disponíveis exclusivamente para pessoas com 60 anos ou mais.
Atualmente, o programa Farmácia Popular está disponível em mais de 31 mil farmácias credenciadas em 4.812 municípios, cobrindo 86% das cidades do Brasil.
No entanto, no Amazonas, apenas 23 municípios possuem farmácias credenciadas, o que corresponde a 37,1% do total do estado. A maior parte das farmácias está concentrada em Manaus, que conta com 48 unidades participantes do programa. Confira a lista abaixo:
Veja onde conseguir remédios de graça no Amazonas
Novos credenciamentos
Além da ampliação da gratuidade, a ministra Nísia Trindade anunciou nova fase de credenciamento para farmácias privadas localizadas em municípios que ainda não são atendidos pelo programa.
Para credenciar um estabelecimento ao Farmácia Popular, é necessário que ele esteja localizado em um município com vaga aberta e reúna a documentação exigida.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.