Ministério do Meio Ambiente lança edital de concessão para exploração de recursos de floresta no AM

Leilão para as empresas lançarem as propostas está previsto para acontecer no mês de maio. Amazônia Agro de domingo, 16 de fevereiro de 2025
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou o edital para concessão de exploração de recursos na Floresta Nacional do Jatuarana, localizada no município de Apuí, no Sul do Amazonas. O leilão para as empresas interessadas em apresentar propostas está agendado para o mês de maio deste ano.
O evento de lançamento do edital, realizado em Brasília, contou com a presença do prefeito de Apuí e do secretário de Meio Ambiente do Amazonas. Através dessa concessão, tanto o município quanto o estado devem arrecadar recursos.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
De acordo com o edital, o concessionário terá permissão para extrair até 233 mil metros cúbicos de toras de madeira anualmente. A estimativa é de que a atividade gere receitas de R$ 5,4 milhões por ano para a prefeitura de Apuí e o mesmo valor para o governo do Amazonas, além de recursos também para o governo federal. A concessão deve ainda gerar cerca de 932 empregos diretos e 466 indiretos.
Segundo o MMA, as comunidades locais terão direito a aproximadamente R$ 1 milhão por ano para investimentos em projetos de desenvolvimento na região.
O próximo passo será a publicação do edital, seguida por um ‘roadshow’ em março, para apresentar a concessão a potenciais investidores. O leilão ocorrerá no dia 21 de maio na B3, a bolsa de valores de São Paulo.
Atualmente, existem 23 contratos de concessão em vigor nesse modelo, localizados em nove florestas nacionais nos estados do Amapá, Rondônia, Pará, Amazonas e Paraná. Entretanto, a transação envolvendo a Floresta Nacional do Jatuarana é a maior de todas.
Floresta Amazônica é tema da série Descobertas e Curiosidades na Selva
Adicionar aos favoritos o Link permanente.