Alunos de Pouso Alegre conquistam medalhas em competição mundial de matemática na Tailândia


Prata, bronze e menção honrosa foram conquistadas pelos estudantes da Escola Estadual Presidente Bernardes após prova da University of the Thai Chamber of Commerce (UTTC). Os dez estudantes da Escola Estadual Presidente Bernardes, de Pouso Alegre (MG), que embarcaram para Bangkok, na Tailândia, para disputar a final da International Talent Mathematics Contest (ITMC), retornam ao Brasil com uma medalha de prata, oito medalhas de bronze e uma menção honrosa. A competição aconteceu no domingo (24).
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Os alunos foram selecionados devido ao excelente desempenho na edição de 2024 da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), na qual ganharam medalha. Eles embarcaram na terça-feira (18) para o país asiático.
Estudantes da E.E. Presidente Bernardes participam de Olimpíada Mundial de Matemática na Tailândia
Milton Guimarães/EPTV
A preparação começou muito antes do embarque. Desde novembro do ano passado, os alunos encararam uma rotina intensa de estudos, que incluiu revisões de provas anteriores e até aulas de inglês para aprimorar a interpretação das questões.
Após cerca de 40 horas de viagem, incluindo escalas na Europa, a delegação mineira chegou à Tailândia. No domingo (23), eles realizaram a prova final na University of the Thai Chamber of Commerce (UTTC), em inglês. O desafio apresentou um alto nível de dificuldade.
“Os estudantes enfrentaram uma prova totalmente diferente do que estão acostumados na escola, em um formato de exame que exige mais deles, em um tempo limitado, com questões desafiadoras e em outro idioma. Apesar das dificuldades, eles se saíram muito bem e trouxeram várias medalhas”, ressaltou o diretor Taylor de Andrade.
Além do Brasil, a ITMC reuniu cerca de 600 estudantes de nove países asiáticos, que têm destaque mundial no ensino e nos resultados de matemática: Bangladesh, Camboja, Indonésia, Filipinas, Malásia, Singapura, Tailândia, Taiwan e Vietnã.
Delegação mineira
Além dos alunos de Pouso Alegre, outros 28 estudantes mineiros de escolas de Belo Horizonte, Brasília de Minas e Raul Soares fazem parte da delegação mineira. No total, 87 estudantes brasileiros participam da competição.
Ao todo, a delegação mineira retorna ao Brasil com 18 medalhas, sendo uma medalha de prata e 17 de bronze, além de 20 menções honrosas.
Delegação mineira retornará ao Brasil com 18 medalhas após International Talent Mathematics Contest (ITMC) 2025, na Tailândia
Reprodução
A viagem foi financiada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), com cobertura das passagens aéreas, hospedagem e alimentação para todos os estudantes e dos professores e servidores que os acompanharão.
Sobre a Olimpíada
O ITMC é promovido pela Thai Talent Training (Treinamento de Talentos Tailandeses), uma agência de educação em matemática. A competição contará com provas individuais em inglês, ressaltando a importância dos estudantes se dedicarem a diversas áreas do conhecimento. No Brasil, a olimpíada é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (POC), com a meta de despertar o interesse dos alunos por inovação, ciência e tecnologia.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.