Cruzília – Berço do Mangalarga Marchador e dos Queijos Campeões


Destino charmoso onde passado e presente se encontram em paisagens e lugares. Crédito: Divulgação

Visitar Cruzília no Circuito das Águas de Minas Gerais é uma das melhores opções de turismo e lazer, em se tratando de buscar um lugar agradável, tranquilo, com muita tradição mineira e ainda oportunidades únicas de conhecer mais sobre a região.
Cruzília se destaca pelo reconhecimento de ser a Cidade Berço do Cavalo Mangalarga Marchador e também por ser referência na produção de Queijo no Circuito das Águas de Minas.
Entre as diversas opções de passeios, não podemos deixar de ir a algumas fazendas centenárias, como as Fazendas Traituba, Anghay, Favacho, entre outras, que proporcionam uma experiência rara, apreciando a natureza, desfrutando da tranquilidade, conhecendo mais sobre arquitetura dos séculos passados, do manejo e lida com o Cavalo Mangalarga Marchador e claro dos detalhes da produção dos queijos e quitutes aqui produzidos.
Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Aliás, um dos grandes destaques do município é sua produção leiteira, que permite também a fabricação de queijos de ótima qualidade e vencedores de prêmios nacionais e internacionais. Os Queijos de Cruzília são muito apreciados pela sua qualidade e sabor, com produção artesanal e industrial, além de dezenas de opções em diferentes variedades, que podem ser saboreadas em diversos lugares da cidade e região. Conhecer a produção, descobrir os sabores dos queijos de Cruzília é uma verdadeira imersão na tradição e na história da comida e na cultura de Minas Gerais, uma iguaria que concede à cidade o título de referência na produção nacional de queijos.
Crédito: Divulgação

Cruzília conta com o Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, um espaço cultural que abriga, difunde e coloca à disposição dos visitantes a visão histórica da formação da Raça Nacional Brasileira que apaixona criadores e usuários do cavalo em todo o Brasil e no Mundo. Contando ainda, com o melhor plantel de cavalos da raça Mangalarga Marchador do Brasil e vencedores de vários prêmios nacionais e internacionais.
Crédito: Divulgação

A cidade oferece ainda boas opções de turismo religioso com as Igrejas Nossa Senhora do Rosário, Matriz de São Sebastião, de Fátima, das Dores, o Santuário da Santa Cruz e a Capela do Favacho que fica localizada na fazenda de mesmo nome. A Praça Capitão Maciel, considerada o cartão postal de Cruzília, juntamente com o Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, o Prédio dos Correios, a Escola Estadual São Sebastião e a Praça Monsenhor João Câncio formam o conjunto arquitetônico e cultural da cidade.
Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Os artesãos produzem verdadeiras obras primas, como é o caso da cadeira e o altar em madeira usado por sua santidade o Papa Bento XVI na sua última visita ao Brasil. A indústria moveleira merece destaque por sua capacidade na produção de móveis sob medida para todo o Brasil.
Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Para os que buscam aventura em meio a natureza, a Serrinha é o ponto mais alto de Cruzília, com 1.360 metros, onde se localiza o Cruzeiro, que proporciona uma vista panorâmica da cidade e de onde se pode praticar o voo de parapente, além de ser um local de peregrinações e visitas na Cruz que fica no topo do morro, quando fiéis vão em procissão para fazerem penitências e orações.
Cruzília vem se tornando um destino charmoso, encantador, cheio de opções, onde passado e presente se encontram em paisagens e lugares que contam histórias, legados numa viagem na autenticidade de uma vida simples e cheia de significado.
Saiba mais sobre Cruzília visitando o portal do Circuito das Águas. Acesse:
https://circuitodasaguasmg.com.br/campanha/
Acompanhe ainda nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/circuitodasaguasoficial
https://www.instagram.com/circuitodasaguasminasgerais/
Cruzília – Berço do Mangalarga Marchador e dos Queijos Campeões

Adicionar aos favoritos o Link permanente.