Viaduto Filadélfia é totalmente interditado após laudo apontar risco de desabamento em Governador Valadares


Trecho dá acesso a vários bairros da cidade. O bloqueio do trânsito nas avenidas Brasil e Israel Pinheiro começou nesta terça-feira (25), um dia depois do laudo ser concluído. O tráfego já estava parcialmente fechado desde fevereiro do ano passado. Viaduto Filadélfia é totalmente interditado após laudo apontar risco de desabamento em Governador Valadares
Luciana Ferreira/Inter TV dos Vales
O viaduto Filadélfia, entre os bairros Esplanada e Esplanadinha, em Governador Valadares, foi totalmente interditado na manhã desta terça-feira (25). De acordo com a prefeitura, uma medida foi necessária depois que um laudo apontou o risco iminente de desabamento de toda a estrutura, que já estava parcialmente bloqueada desde fevereiro do ano passado.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
O comunicado da interdição total, emitido pela administração municipal, foi voltado tanto para condutores de veículos, como para pedestres.
Além do trecho da Avenida Israel Pinheiro, o trânsito abaixo do viaduto, pela a Avenida Brasil, também foi totalmente bloqueado.
A previsão de interdição é de 40 a 45 dias para que seja feita a licitação para contratar empresa especializada. Depois da licitação, a obra deve durar entre 30 a 60 dias, segundo a prefeitura.
O que diz o laudo
O laudo técnico, elaborado pelo engenheiro Cinésio Pimentel Filho, foi concluído nessa segunda-feira (24), com o objetivo de avaliar as condições estruturais do viaduto Filadélfia. E apontou quatro problemas principais:
Deslocamento do tabuleiro:
De acordo com o documento, o tabuleiro do viaduto está deslocado em relação ao corrimão, comprometendo a estabilidade da estrutura. O pilar P4 apresenta um deslocamento de 15 centímetros e fissuras antigas visíveis.
Deterioração do concreto:
O concreto dos guarda-corpos, segundo o laudo, está deteriorado, necessitando de reforma para garantir a segurança dos transeuntes. Além disso, mecanismos de deterioração incluem lixiviação, expansão, reações deletérias superficiais e corrosão da armadura.
Juntas de dilatação:
As juntas de dilatação estão desprotegidas, permitindo a entrada de água e o enferrujamento do aço da estrutura. Há desnível entre os tabuleiros e o capeamento está comprometido.
Dimensionamento dos pilares:
Os pilares foram dimensionados em forma de taça, mas a seção mais fina não está suportando as vibrações e cargas aplicadas, havendo a necessidade de aumentar a seção dos pilares para suportar os esforços exigidos.
O engenheiro ainda faz recomendações quanto aos problemas encontrados:
Remoção do concreto deteriorado e preparação da superfície para aderência do microconcreto ou graute;
Limpeza e tratamento da corrosão nas armaduras;
Reconstrução da seção dos pilares com micro concreto ou graute;
Apresentar projetos viáveis que redefinam os pilares, envolvendo o antigo pilar com um novo para assegurar a segurança do viaduto.
Por fim, o laudo concluiu que os problemas estruturais indicaram risco iminente de falência total da estrutura, sendo urgente a execução das recomendações para evitar o desabamento do viaduto.
Novas rotas
Sentido centro-bairro:
O usuário com destino aos bairros Esplanadinha, São Pedro e Universitário tem como acesso principal a Avenida Moacir Paleta (veja mapa abaixo).
O motorista com destino aos bairros Esplanadinha, São Pedro e Universitário tem como acesso principal a Avenida Moacir Paleta
Google maps
Para acessar essa via, a partir do ponto da interdição, é necessário virar à esquerda para chegar à Avenida Afonso Pena, que irá funcionar em mão dupla. Isso pode ser feito tanto pela Rua Carlos Eduardo Pereira, como pela Rua Samuel Gamon (somente veículos pequenos).
Sentido bairro-centro:
Para quem segue dos bairros sentido a região central da cidade, a Avenida Moacir Paleta continua sendo o principal acesso por todas as vias para alcançar a Avenida Afonso Pena. Para quem está na Rua Israel Pinheiro, no bairro Esplanadinha, a alternativa é acessar a Rua Álvaro Reis.
Mudanças no transporte coletivo
De acordo com a MOBI, responsável pelo transporte urbano, as rotas de ônibus passam a operar com as seguintes mudanças:
Linhas 21, 21A, 25A e 25B no sentido Centro x Bairros: estão circulando pela Rua Israel Pinheiro, Rua Eduardo Carlos Pereira, seguindo pela Rua Afonso Pena, retornando seu itinerário normal pegando a Rua Israel Pinheiro.
Linhas 21, 21A, 25A e 25B no sentido Bairros x Centro: estão circulando pela Rua Israel Pinheiro, passando pela Rua Matatias Gomes, Av. Moacir Paleta, Rua Afonso Pena, seguindo seu itinerário normal.
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Adicionar aos favoritos o Link permanente.