
Espécies tamuatá, apaiari, tambaqui e pirarucu, foram apreendidas em sete cubos de isopor. Ação aconteceu durante fiscalização em embarcações, através da operação ‘Defeso Seguro’. Cerca de 650 quilos de pescado no período de defeso foram apreendidos nesta quarta-feira (26) em sete cubas de isopor na área portuária do município de Santana. A apreensão foi feita pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar.
Entre as espécies encontradas estavam: tamuatá, apaiari, tambaqui e pirarucu. O pescado foi encontrado durante uma fiscalização em embarcações no porto de Santana na operação “Defeso Seguro”.
Operação Defeso Seguro apreendeu 650 quilos de pescado ilegal
Batalhão Ambiental/Divulgação
A major Cirlei Rodrigues, disse que após vistoria da Polícia Científica (PCA), o pescado será doado a instituições cadastradas no Batalhão Ambiental.
“Esse pescado estava dentro de cubas de isopor, dentro de uma embarcação, que atracou no porto de Santana, sendo que o responsável pela embarcação não apresentou o documento necessário para o transporte do pescado e posteriormente ele foi apresentado na delegacia para esclarecimentos”, disse.
Polícia Científica fiscalizou o pescado ilegal
Batalhão Ambiental/Divulgação
A major ressaltou ainda que no dia 15 de março, o período de defeso finalizou para algumas espécies. Para outras espécies de pescados o período prolonga até 31 de março de 2025.
Sobre a operação
Um balanço divulgado pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amapá apontou que, só em 2025, foram apreendidos cerca de 5 mil quilos de peixe que estavam sendo comercializados de maneira irregular, em outro caso mais de 300 quilos de Tamuatá foram apreendidos. As ações fazem parte da operação ‘Defeso Seguro’ que se estende até o final do mês de março.
Porto de Santana registra diversos casos de transporte ilegal de pescados
Batalhão Ambiental/Divulgação
Segundo o batalhão, a maioria do pescado foi apreendido no Porto de Santana. A polícia acredita que muitos desses peixes vêm de fora do Estado. Nos dois últimos casos registrados, quando foram encontrados 1.200 quilos de pescado, o material estava vindo da cidade de Santarém, no Pará.
LEIA MAIS:
Operação apreende mais de 300 quilos de Tamuatá no Porto de Santana
Operação Defeso Seguro apreende cerca de 5 mil quilos de peixe no Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: