‘Autismo, conhecer para incluir’: evento destaca importância da conscientização do TEA em Rio Branco


Evento promovido pela Associação dos Amigos e Pais dos Autistas do Acer (Ampac) ocorre neste sábado (29), a partir das 8h, na Escola Jornalista Armando Nogueira, com entrada gratuita. Associação dos Amigos e Pais dos Autistas do Acre (Ampac) organiza evento sobre conscientização acerca do TEA
Arquivo pessoal
Neste sábado (29), será realizado em Rio Branco o lançamento das ações ‘Autismo, conhecer para incluir’, na Escola Jornalista Armando Nogueira, na capital acreana, a partir das 8h. O evento visa promover a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A solenidade, organizada pela Associação dos Amigos e Pais dos Autistas do Acre (Ampac), também contará com a realização do pré-cadastro de famílias atípicas na associação.
Segundo a presidente da Ampac, Patrícia Sarkis, o evento busca fazer um chamado para a inclusão, o respeito, e a valorização das diferenças.
“São temas importantes que a população deve sim aprender, ouvir, tirar dúvidas, ser realmente uma troca de experiência e de informação. Após toda essa dinâmica de aprendizado, teremos como atendimento algumas clínicas parceiras que estarão lá conosco. Teremos a Escola de Música, pessoas lá expondo brinquedos, então vai ter uma variedade de serviços, brincadeiras e, principalmente, acolhimento e informação”, ressaltou ela.
LEIA MAIS:
Capital do Acre institui ‘Semana de Conscientização sobre o Autismo’
Projeto TEA irá emitir carteira de identidade para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista no AC
Primeiro festival de talentos para pessoas com autismo inicia nesta quinta-feira (27) em Rio Branco
Ainda de acordo com ela, os profissionais das clínicas que estarão lá vão estar voltados justamente para ouvir a demanda e dar orientações. O evento, realizado em parceria com instituições, voluntários e profissionais.
“Eu acho que o mais importante de tudo é o início, é a informação. Os pais terem noção, conhecimento, do que é preciso, do que falta, do que já se tem, que caminho traçar, que caminho ir. A gente está chegando no mês da conscientização do autismo, onde vem se falando sobre, mas é uma pauta que a gente tem que discutir o ano inteiro. A sociedade tem que entender mais, para poder incluir e aceitar”, frisou.
Ampac também buscou, durante o período de alagação, estimular as crianças autistas com ações lúdicas
Arquivo pessoal
Confira abaixo a programação deste sábado (28):
8h: abertura do evento
8h30: Palestra – A importância do diagnóstico precoce do TEA, com a médica Bruna Beiruth
9h: Palestra – O impacto do atendimento multiprofissional no TEA, com a fonoaudióloga Gisele Moraes
9h30: Autismo – Conhecer para incluir, com a presidente da Ampac, Patrícia Sarkis
10h às 12h: Serviços e atendimentos
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.