Verão na Amazônia: antiga ‘colônia de nudismo’, praia de beleza exótica é roteiro de férias no litoral do Pará


Formada por belas paisagens, ilha da Fortaleza tem histórico de presença de grupos de naturismo e proporciona sensação de bem estar aos visitantes. Cercada de ilhas e praias desertas, São João de Pirabas é um destino muito procurado nesta época.
Augusto Miranda/Agência Pará
Cercada por ilhas com praias paradisíacas – e não habitadas – a cidade de São João de Pirabas, no litoral do Pará, é uma opção diferente de lazer para quem visita uma região em que a Amazônia se encontra com o Oceano Atlântico.
São pelo menos quatro praias oficiais reconhecidas pelo município, sendo que uma delas tem o histórico de ter sido uma espécie de colônia de nudismo. A cidade fica a 202 quilômetros de distância de Belém.
A ilha da Fortaleza, atualmente a mais procurada pelos turistas, não é povoada. A viagem de barco dura menos de 30 minutos, dependendo do movimento das marés.
As barracas e choupanas servem como ponto de apoio para pescadores artesanais da região. Por lá, este tipo de abrigo é chamado de ‘rancho’.
O passeio por lá é para quem aprecia o contato com a natureza e a vida rústica, simples, em que o que mais importa é contemplar o mar e o pôr do sol.
Talvez tenha sido esta sensação de liberdade da vida urbana e do contato com o meio ambiente que estimulou europeus que visitavam a região na década de 1980 a praticarem o naturismo – estilo de vida em que a nudez social não sexualizada.
A filosofia se baseia no respeito a si e ao outro, na integração e cuidado com o meio ambiente.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Tadeu Freitas, que trabalha com atividades ligadas ao turismo em São João de Pirabas, comentou que na ilha da Fortaleza ainda existe uma palafita que pertenceu a um grupo de alemães. “Eles vinham três vezes por ano e ficam nus por lá”, reafirmou.
Até o final dos anos 1990, dizem alguns moradores de Pirabas, era comum fazer o nudismo na praia da Fortaleza. Isto mudou em 1997, quando a baía de Pirabas passou a ser ponto de prática de pesca esportiva.
Atualmente, São João de Pirabas é considerada ponto turístico nacional para pesca esportiva.
Augusto Miranda/Agência Pará
Apesar do naturismo praticado no lugar, a praia nunca foi considerada oficialmente como naturista. Para que isto ocorra, segundo a Federação Brasileira de Naturismo, é necessário que exista uma lei municipal ou um decreto municipal.
Em todo o país, existem somente sete praias consideradas oficialmente como de prática de naturismo. Nenhuma delas está no território paraense.
São João de Pirabas fica distante 202 quilômetros de Belém
Augusto Miranda/Agência Pará
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará | em g1 Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.