Operação Virtude aponta familiares como principais agressores de idosos no AP 


Balanço da ação, que iniciou em 10 junho e encerrou na sexta-feira (12), foi divulgado nesta segunda-feira (15), em Macapá.  Operação Virtude ocorreu entre 10 de junho e 12 de julho
Lucas Brito/Polícia Civil
Na manhã desta segunda-feira (15), foi divulgado o balanço da operação Virtude no Amapá. De acordo com a Polícia Civil, os principais agressores dos idosos são os próprios familiares. A ação, que tem caráter nacional, percorreu todo o Estado entre 10 de junho e 12 de julho. 
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Entre os crimes registrados estão estelionatos e violência psicológica. Em alguns casos, de acordo com o Delegado Ronaldo Coelho, diretor do Departamento de Polícia da Capital, os crimes são praticados de forma conjunta. 
O familiar usa o cartão do idoso para fazer empréstimos e ameaça a vítima, detalhou o Ronaldo.
“Quem era para proteger essas pessoas que já estão numa fase que necessitam de mais atenção está praticando crimes. É um filho, um neto […] pessoas que ‘a gente’ julga ser da confiança das vítimas, mas, na verdade, é um criminoso que rouba e ameaça esses idosos”, afirmou o delegado. 
De acordo com a delegada Lívia Pontes, coordenadora da Operação, até o início de junho foram registradas mais de mil ocorrências envolvendo violência contra idosos, número que impulsionou as ações de repressão e prevenção no Estado. 
“Antes de iniciar a operação, já existia um mapeamento com mais de mil boletins, um número assustador. Neste ano, o Amapá não perdeu em nada aos outros Estados do Brasil, nossas atividades efetivas buscaram diminuir drasticamente esses relatos”, disse Lívia.  
Responsáveis pela Operação Virtude no Amapá
Mariana Ferreira/g1
Veja alguns números da operação: 
Palestras: cerca de 250 alcançadas 
Panfletagem
Ações educativas 
Denúncias apuradas: 55 
Diligências realizadas: 85 
Vítimas atendidas: 60 
Boletins de ocorrências registrados: 47 
VEJA TAMBÉM:
Homem é preso no AP por maus tratos contra dois idosos sendo a mãe e o padrasto
A ação faz parte da campanha Junho Violeta, promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que orienta sobre os direitos e dignidade das pessoas idosas. 
Fazem parte da ação o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e, neste ano, a atividade também contou com o apoio da Polícia Militar (PM).
Veja algumas fotos das atividades:
Operação Virtude
Lucas Brito/Polícia Civil
Operação Virtude
Lucas Brito/Polícia Civil
Operação Virtude
Lucas Brito/Polícia Civil
Operação Virtude
Lucas Brito/Polícia Civil
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.