Motorista que agrediu equipe da TV Mirante fugiu do flagrante e é chamado a depor na delegacia, em São Luís


Informações são da Polícia Civil. ‘Lucas Paraíba’, que apresentava sinais de embriaguez, se envolveu em um acidente e tentou impedir o trabalho da repórter Nicce Ribeiro e do cinegrafista Luís de França. Lucas Paraíba agrediu a equipe de reportagem da TV Mirante que mostrava um acidente na Avenida Jerônimo de Albuquerque, em São Luís
Reprodução/TV Mirante
O motorista Lucas Carneiro Oliveira, também conhecido como ‘Lucas Paraíba’, foi intimado a depor na Delegacia do Vinhais, após o episódio de agressão à equipe de reportagem da TV Mirante na Avenida Jerônimo de Albuquerque, região do Cohafuma, em São Luís.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
O caso aconteceu na manhã da última quinta-feira (11), durante o Bom Dia Mirante, que mostrava, ao vivo, um acidente entre dois veículos que atrapalhava o trânsito.
Motorista com sinal de embriaguez provoca acidente na Avenida Jerônimo Albuquerque em SL
Segundo testemunhas, Lucas causou o acidente e apresentava sinais de embriaguez. Ele bateu na traseira de outro veículo, que rodopiou na pista e ficou parado no meio da avenida, o que impediu a passagem de outros veículos em algumas faixas da via.
No entanto, Lucas tentou impedir a equipe de reportagem de mostrar os transtornos do acidente, colocou a mão sobre a câmera e começou a agredir a repórter, o cinegrafista, Luís de França, além do auxiliar, Luís Garcês.
Por outro ângulo, vídeo mostra motorista tentando agredir equipe da TV Mirante
A transmissão precisou ser interrompida e Lucas fugiu do local do acidente subindo na carroceria de um caminhão que passava pela avenida (veja no vídeo acima).
“Há duas situações que deverão ser apuradas, tanto o crime de trânsito que em tese ele cometeu. A partir do momento em que, aparentemente, está sob efeito de bebida alcoolica, ele está infringindo um dispositivo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Também, a partir do momento em que ele se evade do local, ele também pode estar cometendo o crime de omissão de socorro”, declarou o delegado Henrique Mesquita, que conduz as investigações.
Com relação ao ataque à equipe de reportagem, além do delito de ameaça, ele também será investigado e deverá se explicar pelo crime de lesão corporal.
“Ontem, fizemos diligências no sentido de capturar o autor do delito em flagrante, mas não houve êxito. Porém, ele foi intimado hoje, aqui, a prestar esclarecimentos”, completou o delegado, em entrevista ao programa Encontro, nesta sexta-feira (12).
Lucas Paraíba tentava impedir a equipe da TV Mirante de reportar um acidente de trânsito, no Cohafuma
Nicce Ribeiro/TV Mirante
Em nota, A TV Mirante repudiou o ato de agressão praticado contra a equipe de reportagem, enquanto exercia sua função de informar a população com isenção e responsabilidade.
“A agressão a um profissional da imprensa é um ataque direto à liberdade de expressão, um dos pilares fundamentais da democracia. O direito à informação é garantido pela Constituição Federal, e a liberdade de imprensa é essencial para o Estado democrático de direito. A TV Mirante se solidariza com os jornalistas agredidos e com todos os profissionais de imprensa que, diariamente, enfrentam desafios para cumprir seu papel social e espera que as autoridades apurem o ocorrido com o devido rigor. Continuaremos a desempenhar nosso papel com coragem e determinação, em respeito ao direito de toda a sociedade à informação”, diz a nota.
O que diz o Lucas
Por volta das 11h30, Lucas emitiu uma nota se desculpando pelo ocorrido e diz que não estava embriagado, apesar do que mostram as imagens.
“Gostaria de esclarecer os acontecimentos envolvendo o acidente de automóvel em que me envolvi recentemente, enquanto me dirigia para a CEASA a caminho do trabalho. Primeiramente, gostaria de afirmar que, no momento do acidente, eu não estava alcoolizado. Infelizmente, sinistros como esse podem ocorrer, e lamento profundamente qualquer transtorno causado. Reconheço que, devido ao nervosismo, acabei agindo de maneira impulsiva e tentei impedir a liberdade de imprensa. Por isso, peço sinceras desculpas tanto à imprensa quanto à sociedade pelo meu comportamento inapropriado naquele momento. Foi uma reação impensada e motivada pelo estresse da situação. Comprometo-me a ser mais ponderado em situações futuras e a respeitar sempre o trabalho da imprensa e os direitos de todos os envolvidos”, diz a nota.
Sindicato dos jornalistas repudia as agressões
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Maranhão (SINDJOR-MA) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) emitiram uma nota repudiando as agressões sofridas pela equipe da TV Mirante.
“A agressão a um profissional da imprensa é um ataque direto à liberdade de expressão, um dos pilares fundamentais da democracia. O direito à informação é garantido pela Constituição Federal, e a liberdade de imprensa é essencial para a manutenção de um Estado democrático de direito. O SINDJOR expressa sua solidariedade à repórter Nice Ribeiro, ao repórter cinematográfico Luís de França e ao motorista Luis Garcês, bem como a todos os profissionais de imprensa que, diariamente, enfrentam desafios e riscos no exercício de sua profissão. Entendemos que esse tipo de ocorrência fere a todos os profissionais em exercício no Maranhão. Agredir, intimidar e constranger os profissionais que realizam seu trabalho de levar informações à população, configuram flagrante violação a um pilar da democracia, a liberdade de imprensa. É imprescindível que as autoridades competentes apurem o ocorrido com rigor exemplar, garantindo que a imprensa possa trabalhar de forma segura e para exercer seu papel fundamental de informar a sociedade”, declara a nota.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.