Covid: Maceió libera vacina Spikevax para crianças a partir de 6 meses e grupos prioritários


Versão monovalente da vacina está atualizada para a variante XBB 1.5, uma subvariante da Ômicron. Vacina Spikevax está liberada em Maceió para crianças a partir de 6 meses
rawpixel.com no Freepik
A cidade de Maceió começou a aplicar nesta quarta-feira (17) a vacina Spikevax, da farmacêutica Moderna, na campanha contra a Covid-19, em crianças a partir de 6 meses e para pessoas do grupo prioritário (veja lista mais abaixo).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
As vacinas serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, de segunda a sexta-feira. A Spikevax é indicada para as crianças de 6 meses a 4 anos, pessoas a partir de 5 anos que nunca tenham se vacinado e como reforço para as pessoas que pertencem aos grupos prioritários, que são:
Gestantes
Mulheres até 45 dias pós-parto
Imunocomprometidos;
Idosos com 60 anos ou mais
A vacinação com o imunizante da Moderna foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano. Esta versão monovalente da vacina está atualizada para a variante XBB 1.5, uma subvariante da Ômicron.
Administração da vacina
Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina complementa o esquema de três doses ou será administrada como reforço três meses após a terceira dose nas crianças que já tiverem as três doses.
Para as pessoas dos grupos prioritários a partir de 5 anos de idade, será administrado um reforço três meses após a última dose da vacina Covid-19 recebida. Os que não não pertencem a nenhum grupo prioritário e nunca foram vacinadas, podem tomar uma dose única da vacina monovalente XBB.
De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários e já receberam alguma dose da vacina Covid-19 anteriormente não estão liberadas para receber a vacinação.
Vacina da Pfizer contra Covid usa tecnologia chamada de RNA mensageiro; veja como funciona
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.