Casal que já percorreu 20 capitais do país chega ao Amapá: ‘é uma cidade de encontros’


Fabiana Mercado e Gustavo Longo iniciaram o projeto de ‘morar’ em cada capital do Brasil em 2022. Amapá é o penúltimo Estado da região Norte na lista da dupla.  Fabiana Mercado, de 35 anos, e Gustavo Longo, de 45 anos
Fabiana Mercado e Gustavo Longo/Reprodução
De mala e cuia. Assim Fabiana Mercado, de 35 anos e Gustavo Longo, de 40 anos, percorreram 20 capitais até chegar ao Amapá. O casal que é de São Paulo tem um projeto, desde 2022, de viver como nativo nas principais cidades das quatro regiões do Brasil. 
Eles desembarcaram em Macapá no início do mês de julho e pretendem ficar pelo Amapá por cerca de um mês. Sendo a capital, a penúltima cidade do Norte a ser visitada. 
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A ideia de Fabiana e Gustavo é viver como nativos em cada lugar, para isso, eles organizam uma lista de afazeres que devem seguir em cada parada. O projeto, segundo o casal, foi criado pela necessidade de saber mais sobre as vivências de cada lugar. 
“Macapá é uma cidade de encontros. É organizada e limpa. Os moradores vivem muito a vida deles, mas quando começamos a conversar são acolhedores, buscam resolver a situação logo. Diria que – para minhas referências – é uma capital bem agradável”, detalhou Fabiana. 
Veja parte da lista de tarefas:
Viver expressões culturais regionais do local;
Conhecer um músico local;
Conhecer um projeto social;
Entender qual a origem do nome da cidade;
Visitar um cartão postal;
Comer uma comida típica da cidade ou Estado;
Ir a um Estádio de Futebol;
Fazer uma trilha;
Fazer uma prova de corrida de rua
Visitar a região interiorana do Estado.
Antes de vir para Macapá, os dois estavam em Manaus, a capital do Amazonas, que apesar de ter tradições que relembram um pouco da cultura do Amapá, para o casal nos costumes não se caracteriza com o Amapá. 
“Amapá é diferente de Rio Branco e de Manaus, é uma cidade que me sinto confortável sem a correria e o “atropelamento” do dia a dia. Mesmo mantendo a rotina é um lugar calmo” completou Fabiana. 
Casal que já passou por 20 capitais chega ao Amapá
Entre uma viagem e outra, as histórias são muitas. Em alguns casos, por mais perto que uma capital possa ser da outra, como, por exemplo, as cidades do Nordeste, há peculiaridades de distintas.
“Enquanto em Macapá eu posso estar em dois hemisférios ao mesmo tempo, em João Pessoa eu posso acordar antes do sol nascer na América do Sul, ou estar em Palmas, no monumento da Bíblia, que é considerado o meio do Brasil ou talvez no meio da América do Sul, em Cuiabá”, detalhou Fabiola.
Passagem por João Pessoa
Fabiana Mercado e Gustavo Longo/Reprodução
Os dois se definem como nômades digitais, pois suas ‘andanças’ são compartilhadas nas redes sociais, como uma forma de incentivar o turismo. 
As viagens são feitas de diferentes meios, seja de carro ou avião a essência permanece a mesma, desbravar o Brasil. As moradias em cada parada são alugadas, sejam apartamentos ou casas. 
Ao falarem sobre as belezas já vistas no Amapá, a lista é extensa, desde a culinária aos pontos turísticos. 
O casal já passou pelo Bioparque, Parque do Meio do Mundo, Mercado Central e bar Du Pedro, Casa do Artesão, Fazendinha, Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva, Praça dos Povos, Praça do Coco, Estádio de Futebol Zerão. 
Sobre a culinária, a resposta é unânime: a mistura de camarão com peixe ganhou o coração dos viajantes. 
Almoço tradicional na Fazendinha
Fabiana Mercado e Gustavo Longo/Reprodução
Entre os diferentes encontros que Macapá proporciona às margens do maior Rio de água doce do mundo uma nova amizade se fez. 
Ao g1, Fabiana contou que conheceu um casal (Franciele e Marden) que faz algo parecido com eles. Os novos amigos pretendem visitar as capitais do Brasil antes dos 40 anos. Coincidência ou destino, o encontro aconteceu durante uma prova de corrida em Macapá. 
Casais viajantes visitando o Mercado Central
Fabiana Mercado e Gustavo Longo/Reprodução
A expectativa é conhecer outras partes do Amapá, o casal planeja viajar cerca de 600 quilômetros até a fronteira do Brasil, no município de Oiapoque.  
Depois de tuor, a próxima parada já tem dia, no início de agosto Fabiana e Gustavo partem para a capital do Tacacá, Belém do Pará.
Veja algumas fotos das viagens:
Visita a João Pessoa, na Paraiba
Fabiana Mercado e Gustavo Longo/Reprodução
Visita a Manaus, no Amazonas
Fabiana Mercado e Gustavo Longo/Reprodução
Visita a Porto Velho, no Acre
Fabiana Mercado e Gustavo Longo/Reprodução
Casal conheceu a Fortaleza de São José de Macapá, no Amapá.
Arquivo pessoal
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.