Operação prende 15 integrantes de organização criminosa investigada por crimes violentos no Sul de MG


Ação policial nomeada ‘Custos Borealis’ foi realizada em Lavras. Segundo a PCMG, grupo investigado teria envolvimento na morte do filho de uma vereadora da cidade ocorrida em abril deste ano. Operação prende 15 integrantes de organização criminosa investigada por crimes em Lavras
A Polícia Civil prendeu 15 pessoas durante a Operação Custos Borealis na manhã desta quinta-feira (11) em Lavras (MG). Conforme a polícia, os investigados são integrantes de uma organização criminosa envolvida em crimes violentos praticados na cidade.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
De acordo com a Polícia Civil, o grupo teria envolvimento na morte do filho de uma vereadora de Lavras, ocorrida em abril deste ano. Um dos principais alvos ainda é considerado foragido.
“Esses indivíduos eram ligados ao tráfico de drogas e também aos crimes violentos que estão ocorrendo ultimamente no fim do ano passado e início deste ano. Inclusive, um dos principais alvos da operação, como não foi capturado, ele já está foragido de outras operações deflagradas por nós, é apontado como um dos autores ou mandante do último homicídio ocorrido em Lavras aqui do filho da vereadora”, informou o delegado regional Tiago Veiga Ludwig.
Polícia prende 15 pessoas durante ação contra crimes violentos em Lavras, MG
Polícia Civil
“[Eles] estão envolvidos em uma briga por território e por venda de drogas que, dentro desse conflito, acabou vitimando aí o Walter Raony e acredita-se que esses indivíduos que estão ligados a essa organização presa hoje estejam também envolvidos nessa morte”, completou.
Segundo a Polícia Civil, durante a operação foram cumpridos 13 mandados de prisão. Duas pessoas foram presas em flagrante após a apreensão de drogas, armamento e R$ 27 mil em dinheiro. Mandados de busca e apreensão também foram expedidos.
A ação policial foi nomeada ‘Custos Borealis’, que significa Guardião do Norte, já que a organização agia na zona Norte de Lavras, principalmente em bairros como Judith Cândido, Vista do Lago e Nova Lavras. Policiais civis, militares e penais, além de aeronave não tripulada participaram da ação.
Operação Custos Borealis: Polícia Civil cumpre mandados em ação contra crimes violentos em Lavras, MG
Polícia Civil
Assassinato do filho da vereadora
A morte de Walter Raony aconteceu em um bar localizado no bairro Santa Cruz no dia 7 de abril. Segundo a Polícia Militar, imagens de circuito de segurança flagraram o momento em que dois homens chegam armados no bar e vão em direção à vítima. Vários disparos são ouvidos e em seguida, a dupla foge do lugar.
Dois homens foram atingidos e socorridos pelo Samu, para a UPA e a Santa Casa de Lavras. Walter Raony de Oliveira, de 35 anos, filho da vereadora Rosemeire Aparecida de Oliveira (PT), foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Já o outro homem, de 32 anos, foi socorrido com ferimentos.
A Polícia Civil passou a investigar o crime e destacou que a vítima teria sido atingida por 20 tiros.
“A princípio, nós trabalhamos com uma linha de investigação relacionada a um acerto de contas, porque há informações de que este indivíduo estava sendo ameaçado por outras pessoas que também tem ligação com a criminalidade”, explicou o delegado Tiago Veiga Ludwig na oportunidade.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.