
Procedimento beneficiou paciente de 90 anos que sofria com dores causadas por artrose O grupo de Cirurgia da Mão do Serviço de Ortopedia da Santa Casa de Maceió foi responsável pela primeira artroplastia total da base do polegar de Alagoas. Realizada na quarta-feira (19/03), a colocação da prótese aumenta as chances de qualidade de vida para uma paciente de 90 anos que sofre com rizartroze, um dos tipos de artrose mais comuns, principalmente entre as mulheres.
Santa Casa
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
O procedimento foi conduzido pelos cirurgiões de mão da instituição, Raimundo Araújo Filho e Robson Pereira, junto a Márcio Aita, especialista de São Paulo. “Com o apoio da instituição, sempre procuramos trazer o que há de mais inovador para o estado. Nossa primeira artroplastia total da base do polegar baneficiou uma paciente idosa que trabalhou a vida inteira com as mãos como costureira. Além de muita dor, a artrose da base do polegar causa uma incapacidade muito grande, principalmente na realização de ações simples, como o movimento de pinça com os dedos – para pegar objetos pequenos, e também de preensão – ato de segurar, apertar e soltar, controlando a força”, explicou o cirurgião de mão e microcirurgia, Raimundo Araújo Filho.
Santa Casa
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
Por meio de uma incisão na parte dorsal do polegar, os cirurgiões realizaram uma osteotomia (corte cirúrgico em um osso) e a substituição da articulação do dedo pela prótese francesa Maia. “No pós-operatório, a paciente deve ficar com uma imobilização por duas semanas e, em seguida, usar uma órtese até começar a fisioterapia”, destacou o cirurgião de mão, Robson Pereira.
Inicialmente, a paciente passou por tratamento conservador, com medicações e fisioterapia. Com a evolução da doença, o caminho foi o tratamento cirúrgico. “Após todas as tentativas de tratar a artrose, chegou um tempo que a paciente pediu por algo mais eficiente. Foi quando, em concordância com a paciente, optamos pela protese”, explicou o especialista.
Santa Casa
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
Para Márcio Aita, professor assistente do Centro universitário da Faculdade de Medicina do ABC, responsável pela primeira artroplastia total da base do polegar no Brasil, a Santa Casa de Maceió proporcionou à paciente um tratamento moderno.
“A vantagem dessa prótese é uma recuperação muito precoce, muito rápida, preservando a biomecânica do polegar. Nenhuma outra técnica preserva a biomecânica do polegar como a prótese. Então, a paciente vai recuperar força, movimento, ou seja, vai recuperar a sua capacidade de viver, usando esse dedo”, afirmou Aita.
Artur Gomes Neto
Diretor Técnico Médico
CRM-AL 2503/RQE 1874
MINUTO SANTA CASA