Embarcações petroleiras são atacadas a tiros por ‘piratas dos rios’ no interior do AM; VÍDEO

Em uma das embarcações, seguranças armados foram rendidos durante o crime. Foram levados motor, bote e pertences pessoais dos tripulantes. Embarcações petroleiras são atacadas a tiros por ‘piratas dos rios’ no interior do AM
Duas embarcações que fazem transporte fluvial de petróleo foram atacadas por piratas, no rio Solimões, nas proximidades do município de Jutaí, no interior do Amazonas, na manhã deste sábado (13). Seguranças armados foram rendidos durante a ação.
Segundo apuração da Rede Amazônica, os piratas tentaram abordar a primeira embarcação, houve troca de tiros e eles desistiram de cometerem o crime. Ninguém ficou ferido.
Em seguida, uma segunda embarcação, que estava fazendo a viagem em outro trecho do rio e também transportava petróleo, também foi atacada pelo grupo.
Na segunda embarcação, eles conseguiram render os seguranças e tripulação, os colocou em um dos camarotes da embarcação e cometeram o crime. Um segurança foi agredido e foi socorrido por outros membros da tripulação com ferimentos na cabeça.
A tripulação da embarcação que foi assaltada pelos piratas, enviou alguns áudios pedindo ajuda.
“Gente, socorro. Estamos sendo assaltado aqui agora. O segurança já foi rendido. Nós estamos dentro do camarote trancados. Vê se vocês fazem alguma coisa”, diz um dos pedidos de ajuda.
Uma outra pessoa também relata a situação vivida por eles durante o ataque e pede socorro.
“Pelo amor de Deus, estamos sendo assaltado os caras estão aqui dentro do barco. Pelo amor de Deus, faz algo por nós aí”, fala a vítima.
Foram levados motor, bote e pertences pessoais dos tripulantes.
Ambas as embarcações vinham do Peru e tinham como destino Manaus.
Ainda segundo apuração da Rede Amazônica, os piratas estavam em três lanchas, contabilizando 12 criminosos. Todos estavam armados com fuzis de alta precisão.
Em nota, o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) lamentou o ocorrido e reforçou que segue em plena cooperação com os órgãos públicos de segurança para evitar a atuação de criminosos. O Sindarma também cobrou respostas às autoridades para evitar novos ataques.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM) se manifestou sobre o ocorrido. Por meio de nota, o órgão disse que determinou o envio imediato de reforços para a localidade com o objetivo de evitar novas ações do tipo. Confira a nota completa abaixo:
A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informa que após ser comunicada do caso, o secretário da SSP-AM determinou o envio imediato de novos reforços para a localidade onde ocorreu o fato. As equipes encontram-se na localidade e estão fortalecendo as ações já desempenhadas pelo 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em conjunto com a Polícia Civil do Amazonas PC-AM.
Informa, ainda, que a partir dos investimentos do Governo do Amazonas, as Forças de Segurança, por meio das Policiais Militar (PMAM) e Civil (PC-AM) já haviam aumentado o patrulhamento nos rios com apoio de lanchas blindadas e armamentos de grosso calibre, além de abordagens permanentes a partir das Bases Fluviais Arpão 1 e 2, Tiradentes e a Governador Paulo Pinto Nery, que estão instaladas em Coari, Barcelos, Santo Antônio do Içá e em Itacoatiara, onde as ações impactam diretamente nos municípios adjacentes.
Tais ações contribuíram para que o Amazonas reduzisse todos os tipos de crimes praticados no meio fluvial e não registrasse durante o primeiro semestre de 2024, nenhum caso de roubo a embarcações de transporte de combustível no Estado.
A SSP-AM reforça que mantém a atuação firme no combate às ações de criminosos nos rios e informa que somente nos últimos quatro anos, os trabalhos geraram danos ao crime superiores a R$ 2,4 bilhões, sejam, com apreensões de entorpecentes, embarcações, minério, caças e pescado. Durante esse período cerca de 3.008 prisões foram registradas e mais de 2,1 mil munições e 1.689 armas de diversos calibres, dentre eles submetralhadoras e fuzis foram apreendidos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.